Governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em evento no PSDB
Durante a entrevista, Doria elogiou seu adversário nas prévias tucanas, o ex-governador Eduardo Leite, mas afirmou que é preciso que ele aprenda a saber perder.| Foto: George Gianni/PSDB

O ex-governador e pré-candidato à Presidência pelo PSDB, João Doria, afirmou que é possível quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro. Segundo ele, as eleições, de fato, só começam no dia 15 de agosto. As declarações foram feitas nesta sexta-feira (8) durante entrevista para a rádio Metrópole, da Bahia. “Tenho confiança. É possível romper essa polarização, mas é preciso ter nervos de ferro, paciência, tolerância, humildade e trabalho”, disse.

Sobre a união de partidos como União Brasil, PSDB, MDB e Cidadania por um candidato único, Doria afirmou que essa unidade é fundamental. “Acho isso possível e necessário. Se isso não acontecer (união dos partidos), não teremos a via da esperança. Isso é fundamental. É preciso que os dirigentes desses partidos tenham juízo, como estão tendo em motivar, incentivar e propagar o diálogo entre esses quatro partidos (...) Se isto ocorrer (candidato único), a força desses quatro partidos será suficiente, não só no horário eleitoral de rádio e TV, mas na capilaridade por todo Brasil para impulsionar essa candidatura para romper a bolha da polarização. Se isso não acontecer será a tristeza para o Brasil, pois teremos apenas Lula e Bolsonaro. Está nas mãos desses dirigentes o futuro do Brasil”, afirmou o ex-governador paulista.

Durante a entrevista, Doria elogiou seu adversário nas prévias tucanas, o ex-governador Eduardo Leite, mas afirmou que é preciso que ele aprenda a saber perder. “O Eduardo é um bom rapaz, foi um bom governador do Rio Grande do Sul. Tem 37 anos. Tem uma vida inteira pela frente. Há lições na vida que os cabelos brancos vão ensinando e a idade também. Hoje eu tenho 64 anos, já tive 37. Já tive meus ímpetos, meus arrojos. Hoje tenho também. (...) Uma das lições da vida é que você precisa ter grandeza para vencer e grandeza para perder. Ao vencer, não humilhar àqueles que você venceu. Respeitá-los e até homenageá-los. E a grandeza para quando perder é respeitar quem ganhou. A derrota de hoje é a vitória de amanhã. Ao Eduardo eu recomendaria que guardasse as boas qualidades que tem, e de fato tem, mas guardasse essa boa lição, importante, do saber perder”, afirmou Doria.