Eduardo Leite defende Doria
Os ex-governadores tucanos Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP).| Foto: George Gianni/PSDB

Uma carta divulgada nesta sexta-feira (22) e assinada pelo ex-governador gaúcho Eduardo Leite, o tucano defende que o PSDB deve ter candidato à presidência em 2022 e que o escolhido para a disputa deve ser João Doria. A veracidade da autoria foi confirmada pela assessoria de Leite.

Em trecho destacado, Leite escreve que "o PSDB deve ter candidato a presidente e liderar o centro democrático. Hoje este nome é João Doria, por decisão dele e das prévias - das quais nunca se buscou tirar a legitimidade. Qualquer caminho diferente dependeria de entendimento com o próprio candidato escolhido. Assim, me coloco ao lado do meu partido e desta candidatura, na expectativa de que a união do PSDB contribua com a aguardada unificação dos atores políticos do centro daqui até a eleição de outubro".

No texto, Leite diz que "se quisesse apenas ser candidato a Presidente da República, como uma ideia fixa acima de tudo e de todos, eu teria trocado de partido e isso estaria decidido, não importando as consequências".

O tucano abre a carta afirmando que "na última terça-feira [19], por ideia e iniciativa minha, fui ao encontro do ex-governador João Doria, para dizer a ele o que digo, agora, ao Brasil". Na sequência, defende que não renunciou para dividir o partido, mas para somar onde mais pode ajudar o país e que não criaria entraves de qualquer natureza para "tirar dele a vontade e o direito que tem".

Leite foi derrotado por Doria nas prévias do PSDB, mas continuava cotado como possível nome para a disputa em meio às articulações para um candidato único de União Brasil, Cidadania, MDB e os tucanos. A definição e anúncio do nome são esperados para 18 de maio.