Convenção partidária do PT, em São Paulo, para oficializar chapa de Fernando Haddad ao governo do estado.
Convenção partidária do PT, em São Paulo, para oficializar chapa de Fernando Haddad ao governo do estado.| Foto: Reprodução Facebook

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, falou sobre acordos partidários nos estados para as eleições 2022, nesta quarta-feira (3), após participar de evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Sobre o Rio de Janeiro, ele afirmou que vê com preocupação a retirada de apoio do PT-RJ à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo estadual. Haddad se referiu a Freixo como uma “figura louvável” e disse que os dois têm trabalhado para a ampliação das alianças.

Na terça-feira (2), o diretório do PT no Rio de Janeiro (PT-RJ) aprovou uma resolução para retirar o apoio a Freixo. O caso está relacionado à pressão dos petistas para que o deputado federal Alessandro Molon (PSB) retire a candidatura para o Senado, já que o partido pretende lançar o deputado estadual André Ceciliano (PT) para essa vaga. Apesar disso, a confirmação do rompimento do apoio a Freixo pelo PT Nacional é pouco provável, pois Luiz Inácio Lula da Silva tem manifestado apoio ao pessebista.

Ao tratar da disputa pelo governo de São Paulo, Haddad disse que espera contar com o apoio do PDT estadual. No plano nacional, Ciro Gomes, candidato a presidente, fez críticas a Lula. Ainda assim, o petista afirmou que está faltando o PDT em seu palanque em São Paulo e disse que Ciro teria elogiado a gestão dele à frente da prefeitura da capital paulista. Existe uma chance de o vice de Haddad ser do PDT, após a recusa de Marina Silva (Rede).