Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Parte dos ex-apoiadores do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) que passou a apoiar Arthur Lira (PP-AL) na eleição pelo comando da Câmara foi contemplada com recursos extras do Ministério do Desenvolvimento Regional. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo, que teve acesso a uma planilha informal de distribuição de recursos.

No total, 285 parlamentares – entre deputados e senadores – puderam indicar o destino de R$ 3 bilhões para seus redutos eleitorais. Todas as autorizações e repasses da planilha foram feitas em dezembro, mês em que o governo intensificou as articulações para eleger Lira. Dos 235 deputados que dizem votar em Lira, 140 aparecem na planilha do governo indicando recursos extras para obras em seus estados. No caso dos senadores, dos 41 que declaram votar em Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que tem o apoio do Planalto, 24 foram beneficiados.

Os parlamentares dizem que a liberação de recursos extras neste momento de campanha não está relacionada ao voto no Congresso, mas a acordos anteriores que visam atender necessidades legítimas de seus estados.