O ministro do STF Alexandre de Moraes vai assumir a presidência do TSE em agosto.
O ministro do STF Alexandre de Moraes vai assumir a presidência do TSE em agosto.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta sexta-feira (20) que milícias digitais não conseguirão deslegitimar as eleições. Moraes assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto e estará no comando da Corte durante as eleições deste ano.

"A força de um País está na força de suas instituições. Quem ataca as instituições, quem não acredita nas instituições não acredita no país", disse o ministro. Ele discursou durante o Congresso Paulista de Direito Eleitoral, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil.

"Não serão as milícias digitais que vão tirar a legitimidade de uma das grandes conquistas do Brasil, que são as urnas eletrônicas. O que a Justiça Eleitoral vai garantir é que o voto colocado na urna vai ser computado e que esse voto não vai receber coação das milícias digitais", afirmou.

Moraes reforçou que quem utilizar de métodos fraudulentos será cassado. "Quem fizer, vai saber que nós estamos atrás. Podemos não pegar todos. Mas os mais importantes nós vamos pegar. Esses que forem pegos vão ter os registros cassados. Ou o mandato, se tiverem sido eleitos. A Justiça Eleitoral não vai brincar com isso. A Justiça eleitoral vai atuar para garantir a lisura das eleições", disse.