O empresário perde horas valiosas que poderiam ser dedicadas para melhoria e crescimento do negócio | Bigstock
O empresário perde horas valiosas que poderiam ser dedicadas para melhoria e crescimento do negócio| Foto: Bigstock

Olá! 

Nunca se falou tanto sobre empreender: a possibilidade de abrir um negócio e gerar riqueza para nós mesmos é tentadora e, no Brasil, o índice de pessoas que abriram ou querem abrir a própria empresa só cresce. 

Ao mesmo tempo, a taxa de sobrevivência dos negócios no país não é boa: segundo levantamento do Sebrae e da Fundação Getulio Vargas (FGV), 33% dos 1,8 milhão de empreendimentos lançados em 2014 fecharam até o final de 2016. 

Motivos 

Alta carga tributária, escassez de crédito e o freio no consumo gerado pela crise econômica no Brasil são alguns dos fatores que levam empresas a fechar. Porém, a falta de organização na gestão também pesa: sem ajuda e responsável por muitos setores da empresa, o micro e o pequeno empreendedor acaba se perdendo nas funções. 

Ajuda 

Sem tempo, o empresário perde horas valiosas que poderiam ser dedicadas para melhoria e crescimento do negócio. Por isso, é essencial ter o auxílio de profissionais que possam ser úteis na resolução de questões burocráticas e que também ajam como uma espécie de consultor – o contador é um deles. Ainda mais se o trabalho com as papeladas e notas é feito de forma automatizada. “Com isso, sobre tempo de o contador ser construtivo com o seu cliente e, ainda assim, continuar sendo o responsável pelas obrigações fiscais. O que muda é a tecnologia a favor dele” acredita a gerente de contas do ContaAzul, Joice da Cunha. 

“Se olharmos para mercados desenvolvidos, o contador é o maior parceiro do empreendedor. Mas para isso acontecer é preciso que tecnologias ajudem os dois lados trabalharem juntos”. 

Vinicius Roveda, CEO do ContaAzul. 

Transição 

Sem deixar o papel principal da orientação contábil de lado, o contador pode investir mais tempo na parte consultiva. “O cliente valoriza mais receber insights e informações do contador, é isso que ele quer e espera. Ele não vê valor na coleta de dados e no serviço tradicional. O desafio agora é atingir a excelência nesses processos”, ressalta Roveda. 

 

Obrigada e até a próxima dica ContaAzul!

Serviço 

A ContaAzul realiza no próximo dia 10, em Maringá e dia 22 em Londrina, o Dia D ContaAzul, evento para contadores que buscam atualização por conta das mudanças de mercado. A programação inclui palestras com nomes como Nelson Boing, Luiz Corrêa e Anderson Hernandes, autor de 10 livros, como “Marketing Contábil 2.0” e “Estratégias de Marketing para Empresas Contábeis”. O evento discutirá temas como: transformação no mercado contábil; como melhorar a produtividade da empresa de contabilidade; satisfação do cliente e valorização do contador; aquisição de novos clientes; e programa de contadores parceiros. A participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas no endereço diadcontaazul.com.