Mulheres do Curitiba Silverhawks e do Brasília Pilots estrearam em um jogo oficial neste sábado, em Curitiba| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O futebol americano curitibano ganhou uma nova página neste sábado (22). Nove anos depois da primeira partida masculina oficial no país, um jogo feminino full pad– com todos os equipamentos obrigatórios – foi realizada na cidade.

CARREGANDO :)

Apesar do apoio dos cerca de 300 torcedores no Complexo Brown Spiders, no bairro Tarumã, as meninas do Curitiba Silverhawks sucumbiram ao nervosismo da estreia no Campeonato Brasileiro e perderam por 22 a 6 para o Brasília Pilots.

O time brasiliense, que já contava com experiência em flag football, modalidade sem equipamento e com contato limitado, dominou a primeira metade da disputa e ficou em vantagem no placar logo na primeira posse de bola.

Publicidade

No intervalo, as brasilienses venciam por 22 a 0, com três touchdowns marcados em corridas, além de duas conversões de dois pontos.

A partir do segundo tempo, quando o nervosismo passou, a atitude do Silverhawks mudou. A defesa, que antes não conseguia parar as investivas do Pilots, cresceu e não deixou as rivais ganharem mais território.

Assim, o ataque também ganhou confiança e marcou o primeiro touchdown de sua história, com uma corrida da quarterback, dirigente e técnica Ester de Alencar, de 20 anos.

Mesmo com uma grande pressão no fim da partida, o Silverhawks não conseguiu chegar novamente à endzone no histórico jogo.

O resultado adverso, porém, não diminuiu a emoção da estreia. “Eu sonhei com esse dia há muito tempo”, agradeceu Ester, entre lágrimas, na conversa com suas companheiras após o apito final.

Publicidade

“Nós dominamos elas no segundo tempo, no ataque e na defesa. Vamos repetir isso em Sinop”, destacou Amanda Ramos, outra líder do time, citando a próxima partida, em 16 de setembro, contra o Sinop Coyotes.

Como a equipe é amadora, a direção do Silverhawks está em busca de patrocínios para bancar a viagem ao Mato Grosso.