• Carregando...

O ritmo de treino marcou o primeiro amistoso da seleção brasileira masculina de basquete rumo ao Campeonato Sul-Americano, que começa em 26 de julho, em Neiva, na Colômbia. Na noite desta sexta-feira (9), os torcedores de Santa Cruz do Sul (RS) assistiram à vitória tranquila da equipe nacional por 72 a 50 sobre o Uruguai. Comandado pelo técnico João Marcelo Leite, assistente de Rubén Magnano, que esteve no ginásio gaúcho, Cipolini foi o cestinha do jogo, com 18 pontos, um a mais que o uruguaio Joaquin.

O Brasil começou a partida ditando o ritmo do ataque e fechando a defesa, com forte marcação. Com os desfalques de Martín Osimani e Garcia Morales, o Uruguai sentiu dificuldade de penetrar no garrafão e foi presa fácil da seleção. O time nacional criou espaço e fez jogadas de destaque, com a dupla gaúcha, Audrei e Murilo, maior pontuador do primeiro tempo. Ao fim do quarto inicial, a vantagem brasileira era de nove pontos.

Na volta à quadra, João Marcelo preferiu dar ritmo aos seis reservas e a defesa verde e amarela oscilou entre bons e maus momentos. O início da parcial mostrou um time com dificuldades na marcação, que deixava o adversário armar com bastante espaço. Após o Uruguai encostar no placar com apenas quatro pontos de diferença, o técnico brasileiro parou o jogo duas vezes. A conversa surtiu efeito e a equipe voltou mais atenta e eficiente no ataque, fechando o primeiro tempo com 35 a 24 no marcador.

Cipolini entra e termina como cestinha do jogo

Já no segundo tempo, a velocidade do ataque brasileiro caiu. Jogadas lentas marcaram o início do terceiro período, que não teve muita movimentação no placar. Porém, quando faltava pouco menos de 4 minutos para o fim da parcial, a seleção voltou a melhorar e abriu vantagem de 20 pontos, a maior em todo o jogo.

O ritmo continuou alto no último período, com cinco pontos seguidos de Cipolini após o apito inicial. Já sem oferecer dificuldades para o Brasil, o Uruguai votlou a fazer marcação individual, mas não conseguiu parar o ataque da seleção.

"Tivemos algumas precipitações, uns ajustes ainda precisam ser feitos. Temos sempre que trabalhar pensando na defesa. Esse é um início de trabalho, por isso devemos ter tranquilidade. O que mais me agradou hoje foi a luta dos jogadores em quadra. Mas precisamos de um ataque mais seguro, com menos erros," disse o técnico João Marcelo, em entrevista ao SporTV.

Brasil e Uruguai voltam a se enfrentar neste sábado, em Porto Alegre. A partida começa às 19h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo do SporTV.

"Hoje fomos capazes de mostrar bastante energia e jogar bem. Mas não é porque tivemos 20 pontos de diferença no jogo que vamos entrar de salto alto amanhã. Precisamos estar sempre focados," concluiu Cipolini.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]