• Carregando...

Vivendo um futuro incerto, o Campeonato Mundial de Turismo (WTCC) planeja expandir ainda mais as suas fronteiras em 2011. Segundo a revista "Autosport", o promotor da categoria, Marcello Lotti, está de olho na entrada dos Estados Unidos no WTCC. A nova corrida ajudaria também a promover o ingresso da Ford (com o modelo Focus) no campeonato, se unindo assim a BMW, Seat, Chevrolet e Lada, atuais componentes do evento.

"Neste momento eu diria que estamos mais próximos a Miami. Nossa preferência é por uma corrida ao sul do país porque é onde está o mercado de carros menores", disse Lotti, referindo-se ao circuito de Homestead. Outra possibilidade ao WTCC nos EUA é correr na pista de Laguna Seca. Se a Ford se unir mesmo a lista de novidades, deverá correr com o motor 1.6 turbo que já equipa os carros do Campeonato Mundial de Rali (WRC).

Todavia, Marcello Lotti tem outros problemas a resolver antes. O primeiro é ter o compromisso oficial da BMW e da Seat para a próxima temporada. Ambas as companhia estão em processo de estudo e reestruturação do segmento de esportes a motor, por isso aguardam a divulgação do regulamento para as próximas duas temporadas antes de se posicionarem. O futuro do curitibano Augusto Farfus Júnior, piloto da BMW e cujo contrato termina neste ano, passa por essa decisão do time alemão.

A única 100% confirmada para 2010 é a Chevrolet, que deve aumentar a sua participação de três para cinco carros no próximo ano, melhorando assim as suas chances de buscar os títulos de Pilotos e Construtores. Além da permanência de Robert Huff e Alain Menu, o time ainda estaria tentando o atual campeão do WTCC, o francês Yvan Muller (Seat) e o italiano Fabrizio Giovanardi, que já correu na categoria e atualmente é o campeão do Campeonato Europeu de Turismo.

Se conseguir manter as atuais quatro marcas no WTCC e obter a entrada da Ford em 2011, o campeonato ganha novo fôlego e ainda pode contar com a entrada da Volvo e com o retorno da Honda em um futuro próximo. O avanço do DTM alemão (com a BMW inclusive cogitando trocar uma categoria pela outra) é outro fator que preocupa os organizadores do WTCC.

Farfus ganha a companhia de outro brasileiro em Okayama

Único brasileiro no WTCC há anos, Augusto Farfus finalmente terá a companhia de outro brasileiro na próxima etapa da temporada, em Okayama, no Japão, no dia 1º de novembro. João Paulo de Oliveira, conhecido no mundo pelas suas participações na Fórmula 3 e em outras competições de turismo, irá fazer uma participação no país que adotou em 2001. Ele irá correr pela equipe Sunred, da Seat.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]