• Carregando...
Marcelinho e Ariel, autores dos gols alviverdes, comemoram vitória do Coritiba | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Marcelinho e Ariel, autores dos gols alviverdes, comemoram vitória do Coritiba| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Fala René Simões!

Para o comandante Coxa René Simões a própria dificuldade do campeonato gera essa instabilidade. "O campeonato é difícil. Ponto. Falta maturidade ao time. Temos jogadores que estão disputando o Brasileirão pela primeira vez. Essa maturidade só se ganha na malandragem. Hoje, quando eles ficaram com 10 jogadores (Thiego foi expulso), foi o momento em que jogamos menos. São esses detalhes que atrapalham".

Leia mais sobre a coletiva de René Simões

FICHA TÉCNICA: Confira os detalhes e lances de Coritiba x Grêmio

CLASSIFICAÇÃO: Confira como está a tabela do Brasileirão após esta rodada

RESULTADOS: Saiba todos os placares de mais uma rodada do Nacional

PRÓXIMOS JOGOS: Veja quem o seu time vai enfrentar na próxima rodada

  • As vezes contestado, Ariel cai mais uma vez nas graças da torcida e retribui o carinho
  • Marcelinho fez um golaço e se emocionou com o carinho da torcida
  • Pedro Ken foi um guerreiro em campo e serviu bem como elo de ligação entre os setores do time
  • Carlinhos Paraíba teve atuação destacada atuando como meia com liberdade

O Coritiba conquistou a sua reabilitação no Campeonato Brasileiro ao vencer o Grêmio por 2 a 1, nesta quarta-feira (15), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Em partida marcada por dois golaços (o de Jonas para o time gaúcho e, especialmente, o do empate paranaense, de Marcelinho Paraíba) o Coxa conseguiu motivação extra para o clássico Atletiba na próxima rodada. Ariel anotou o gol da virada.

A torcida comemorou a vitória com gritos de "Fica Paraíba". "Estamos conversando com a diretoria e está tudo bem encaminhado. Dá para dizer que está 90% certo. Acredito que depois desse pedido da torcida tudo vai ficar mais fácil para eu ficar até o fim do ano e, por que não, um pouco mais. Meu empresário tem algumas propostas, muito boas, para eu sair para fora (do país). Mas estou feliz e quero continuar. Se depender de mim, fico", afirmou, ainda no gramado.

No jogo, o Coritiba precisou correr atrás do placar. "No primeiro tempo começamos meio desligados, mas no segundo, com muita força, conseguimos um grande resultado. Foi no sufoco, no suor, mas chegamos á vitória. Tivemos várias vitórias em casa e tropeços fora. Tenho certeza de que aprendemos a lição e isso não vai mais acontecer", disse Leandro Donizete, já projetando o próximo compromisso do alviverde.

Com o resultado o Verdão chegou aos 13 pontos, na 12ª posição. Na próxima rodada o Coxa tem uma parada duríssima na Arena da Baixada, domingo (19), a partir das 16h, contra o rival Atlético Paranaense, no clássico Atletiba. O Grêmio (que ficou com seus 15 pontos, na 7ª posição) encara o clássico contra o Internacional, também às 16h de domingo.

O jogo

Surpresa na escalação do Coritiba. Jogando há um bom tempo no sistema tático 3-5-2, o técnico René Simões escalou o time com apenas dois zagueiros (Demerson e Cleiton), deixando a cabeça de área sob a proteção de Leandro Donizete e Pedro Ken. Com isso, Carlinhos Paraíba voltou ao time titular, formando a dupla de armação com Marcelinho Paraíba. Heffner e Douglas Silva atuaram nas laterais e o time armou o 4-4-2.

Confirmando a expectativa, o Verdão foi para cima do visitante gaúcho nos primeiros minutos. O Grêmio se protegeu defensivamente para frear o ímpeto inicial do Coritiba e ficou esperando uma brecha no sistema defensivo do oponente. Não demorou muito e ela apareceu. Precisamente, aos 9 minutos. Em jogada de velocidade pela esquerda, Jonas foi lançado e invadiu a área alviverde. Num corte de habilidade, deixou o marcador no chão e de cara para Vanderlei chutou fraco. O goleiro falhou, não conseguiu segurar e foi buscar a bola no fundo das redes.

O Coxa sentiu o baque do gol adversário logo tão cedo. Demorou para se encontrar em campo e teve dificuldades para retomar o controle da partida. Abusou das jogadas pelas laterais e levantamentos na área (a maioria feita de forma equivocada) na tentativa de encontrar o argentino Ariel, desperdiçando a habilidade de jogadores como Marcelinho e Carlinhos Paraíba.

Domínio de bola e empate

Aos poucos o Alviverde conseguiu retomar o controle da partida e ameaçou o gol gremista algumas vezes. Por muito pouco o meia Marcelinho Paraíba não faz uma pintura de gol aos 26 minutos. Em cobrança de escanteio da esquerda, ele acertou o travessão do goleiro Victor e quase fez um gol olímpico. Mal sabiam ele e a torcida que o artista Marcelinho faria sim uma pintura ainda no primeiro tempo.

Já nos acréscimos, Carlinhos Paraíba lançou Marcelinho pelo lado direito. Ele ajeitou, trocou de perna na frente do marcador e resolveu arriscar, da ponta direita da área gremista. Com muita categoria, o jogador Coxa "colocou" a bola no ângulo de Victor, marcando um golaço.

"Graças a Deus peguei bem na bola e fiz um gol bonito. Ele vai dar moral para a equipe no segundo tempo. Só falta acertar o passe para vencermos", disse o autor do gol de empate Coxa.

Coxa em vantagem no segundo tempo

O Coritiba conseguiu o empate e no apoio da torcida tomou para si o controle do jogo. O Grêmio, segundo seus próprios jogadores, foi desatento em campo. "Precisamos de mais atenção. A torcida deles começou a pressionar, foi empurrando, empurrando e eles conseguiram o empate. Temos de ser mais atentos", disse o meia Tcheco.

O primeiro lance do segundo tempo foi determinante para o resultado final da partida. Em jogada na linha de fundo, Thiego chutou o lateral Douglas Silva por trás e recebeu o cartão vermelho direto. A violência do jogador ficou sem explicação.

Com a mesma formação da primeira etapa, o Coritiba precisava do gol antes dos 10 minutos para ter a chance de controlar a partida com mais tranqüilidade. Foi justamente o que aconteceu aos 7 minutos, após cruzamento de Marcos Aurélio da direita. Ariel apareceu na entrada da pequena área para fuzilar no canto esquerdo de Victor e decretar a virada alviverde no placar.

Com determinação, o time paranaense conseguiu administrar o resultado e cair nos braços da torcida após o apito final do árbitro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]