Foz do Iguaçu - Há três anos, o tenista Thomas Bellucci ganhava seu primeiro título em torneios Future. Hoje, é o 36.° colocado no ranking mundial e primeiro brasileiro a estar entre os 40 melhores desde Gustavo Kuerten, em 2004.

CARREGANDO :)

Os torneios Future valem pontos no ranking da Associação Profissional de Tênis (ATP), sendo os de quarta maior importância no circuito mundial, depois dos Grand Slam, dos ATP World Tour e dos ATP Challenger. É uma competição com esse prestígio que Foz do Iguaçu confere até o próximo sábado: o 2.º Cataratas do Iguaçu Open de Tênis – Troféu Itaipu 35 anos. As primeiras partidas da chave principal foram disputadas ontem.

São 32 atletas – do Brasil, Chile, Argentina e Grécia – que almejam sucesso duplo. São US$ 10 mil em premiação e pontos no ranking. Para os 14 brasileiros presentes, é a chance de traçar uma trajetória similar à de Bellucci, que subiu 163 posições em três anos e é considerado pelos tenistas do Cataratas Open o responsável pela retomada da popularidade do tênis no país.

Publicidade

O grande salto de Belluci foi a conquista, em agosto, de seu primeiro título da ATP, o Torneio de Gstaad, na Suíça. "Há pouco tempo disputava com a gente. Joguei contra ele umas quatro vezes, em partidas bem parelhas. Ver onde ele chegou dá a medida de onde eu posso chegar", diz um dos favoritos ao título em Foz do Iguaçu, o paranaense, Alexandre Bonatto, 25 nos, 304.º colocado na lista dos melhores do mundo.

O tenista, que há dois anos deixou o Paraná para treinar em Porto Alegre, quer o pódio para encerrar 2009 entre os 300 me­­lhores do mundo. Sua atual po­­sição é uma das melhores entre os competidores do torneio, voltado a tenistas de ranking baixo.

Mais do que incentivo aos tenistas dentro de quadra, um novo nome de peso no tênis na­­cional deve resultar no aumento de investimentos na modalidade. "Vai chamar mais patrocínios. Estamos vendo o início de uma nova febre pelo esporte, mais gente treinando e novos talentos", diz o paranaense Tia­go Slonik, 19 anos, 986.º colocado em seu segundo ano como profissional.

Ao todo, oito atletas do Pa­­ra­ná – quatro convidados – brigam pelo título em Foz. Além de Bonatto e Slonik, competem pe­­lo estado José Pereira, Marlon Oliveira, Valter Mori Filho, Thi­­ago Zoller, André Tavares e Gus­­tavo Andrade.

Veja também
  • Serena leva multa recorde
  • Russo surpreende a si mesmo com título
Publicidade