i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Luto

Aryon Cornelsen, ex-presidente do Coritiba, morre aos 89 anos de idade

Velório acontece no Cemitério Luterano até as 16h desta quarta-feira (14)

  • PorGazeta do Povo
  • 14/07/2010 08:20

Aryon Cornelsen, ex-atleta e presidente do Coritiba, faleceu no fim da noite desta terça-feira (13) aos 89 anos de idade. O dirigente foi um dos responsáveis pela construção do estádio Couto Pereira. A causa da morte não foi divulgada.

O velório acontece na capela do Cemitério Luterano (R. Ivo Leão, 205) e vai até as 16h.

O clube decretou luto oficial de três dias e, de acordo com a assessoria de imprensa, enviou pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que antes da partida da próxima sexta-feira (16), contra o América-RN, em Natal, seja cumprido um minuto de silêncio.

Em agosto do ano passado, durante a comemoração do centenário do Coritiba, Cornelsen foi um dos homenageados pelo clube e um dos mais festejados pela torcida. Na época, ele disse ao site oficial coritibano que "só não fez mais pelo clube por que não o deixaram. "Mas tenho certeza que não medi esforços para fortalecer o Clube", completou.

História campeã

Nascido em 3 de março de 1921, Aryon Cornelsen começou sua vida no Alviverde aos 11 anos de idade, no time infantil. Em 1940, estreou pela equipe principal, tendo inclusive participado da inauguração do Estádio Pacaembu, em São Paulo.

Quatro anos depois, formou-se em direito e largou a carreira de jogador. Após cinco anos, no entanto, retornou em 1949 para disputar o Campeonato Paranaense. Com 28 anos, abandonou definitivamente os gramados, após sofrer uma grave lesão.A partir daí, mostrou seu amor pelo Coritiba como dirigente.

Em 1956, com apenas 35 anos de idade, foi eleito presidente alviverde. Nesta época, criou uma espécie de loteria que arrecadou o dinheiro necessário para a construção do estádio Belfort Duarte, o atual Couto Pereira.

Ao todo, Aryon Cornelsen teve cinco conquistas estaduais em sua gestão (1956, 1957, 1959, 1960 e 1962). De acordo com o site oficial do Coritiba, é a maior média de títulos entre todos os mandatários. Em 1963, deixou o cargo e passou a ajudar o clube como conselheiro.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.