Em 2007, Athletico e Grêmio teve chute no rosto, olé e briga que envolveu até Petraglia| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Athletico e Grêmio, adversários na semifinal da Copa do Brasil, cultivam uma rivalidade que teve o seu ápice no Brasileirão de 2007. Na ocasião, os dois jogos tiveram confusões, mas foi a vitória atleticana (2 a 0), no segundo turno, que ficou marcada por uma pancadaria generalizada nos bastidores ao final do jogo.

CARREGANDO :)

No duelo em Porto Alegre, empate por 1 a 1, Alex Mineiro, ídolo do Furacão, sofreu um chute no rosto desferido por Tcheco (foto abaixo) e teve de passar por uma cirurgia para reconstrução da face. O meia Evandro, por sua vez, perdeu três dentes por causa de uma cotovelada na mesma partida.

Alex Mineiro, após ter levado um chute no rosto desferido por Tcheco. | Foto: Wesley Santos/AE/AE
Publicidade

Na volta, o Furacão venceu por 2 a 0, com direito a olé na Arena e um dos gols mais bonitos registrados no estádio. Michel marcou após troca de passes que durou mais de um minuto, aos gritos de olé da torcida do Rubro-Negro.

Irritados, os jogadores do Grêmio partiram para a violência ainda no campo e a confusão se estendeu para o vestiário. Uma pancadaria geral ocorreu no saguão da antiga Baixada, com chutes e pontapés entre jogadores e até dirigentes.

Na época, os atleticanos alegaram que o volante do Grêmio, Eduardo Costa, se escondeu na sala de imprensa e aproveitou para acertar um chute no peito do meia Clayton, do Furacão. A briga ainda teve um bate-boca entre Tcheco, ex-meia do time gaúcho, e Mario Celso Petraglia, dirigente do Rubro-Negro. Os dois clubes foram até a delegacia para registrar boletim de ocorrência.

Jogadores do Athletico comemoram o gol marcado por Michel. | Foto: Gazeta do Povo

Confusão que chegou até o aeroporto Afonso Pena. No dia seguinte, as duas delegações acabaram se encontrando novamente. Ex-diretor do Grêmio, Paulo Pelaipe alegou ter perdido um dente. Já Petraglia, em nota oficial, afirma que estava esperando o embarque quando foi agredido por jogadores e membros da comissão técnica adversária.

Publicidade
Petraglia na sala da polícia no aeroporto após confusão com delegação do Grêmio. | Foto: Gazeta do Povo

Os dois clubes também tiveram encontros recentes na Copa do Brasil. Em 2013, o Furacão venceu na Vila Capanema por 1 a 0 e segurou o empate no Rio Grande do Sul, por 0 a 0, alcançando a sua primeira decisão no mata-mata nacional. O Flamengo acabou sendo campeão.

Já em 2016, o Grêmio eliminou o Athletico em um jogo dramático nas oitavas de final. O Furacão perdeu na Baixada por 1 a 0, mas venceu na Arena gremista pelo mesmo placar. Nos pênaltis, o Tricolor avançou e posteriormente sagrou-se campeão.

Athletico e Grêmio fazem o primeiro duelo nesta quarta-feira (14), em Porto Alegre, às 21h30. O jogo de volta será dia 4 de setembro.

Informações sobre o jogo, direto de Porto Alegre:

Publicidade

Bastidores da Arena do Grêmio; veja!

Perfil: Marco Ruben, o artilheiro raiz; clique e leia!

Próximos jogos do Athletico

  • Grêmio x Athletico - 14/8 - 21h30 - Copa do Brasil
  • Athletico x Atlético-MG - 17/8 - 16h - Brasileirão
  • Athletico x São Paulo - 21/8 - 19h15 - Brasileirão
  • Athletico x Grêmio - 24/8 - 17h - Brasileirão