Imagem de Santos mexendo no celular causou revolta, mas era parte de uma campanha de prevenção de acidentes.| Foto: Reprodução Sportv

A polêmica cena do goleiro Santos, do Athletico, com o celular na mão no gramado da Arena da Baixada no Brasileirão de 2018 ficou em segundo lugar em um dos principais prêmios publicitários do mundo. A campanha Distracted Goalkeapper (Goleiro Distraído, em português), produzida pela agência Tech and Soul, de São Paulo, foi eleita a segunda melhor na disputa do Festival de Cannes, na França.

CARREGANDO :)

Na campanha do Uber, patrocinador do Furacão, Santos foi flagrado mexendo no celular em campo minutos antes da partida com o Atlético-MG, pela quinta rodada do Brasileiro. Durante o minuto de silêncio, o arqueiro mexia no celular. Assim que o árbitro apitou o início da partida, ele correu para deixar o celular do lado do gol.

Publicidade

A cena flagrada por fotógrafos e cinegrafistas rodou o mundo, rendendo notícia em países como Itália, Inglaterra, Espanha, Colômbia e Argentina. Antes de ser divulgado o real motivo da cena, o arqueiro rubro-negro foi muito criticado.

“Santos, do Athletico Paranaense, parece ter outras coisas em mente enquanto confere seu celular durante a derrota por 2 a 1 do seu time para o Atlético-MG”, chegou a escrever a revista Four Four Two, principal publicação esportiva da Grã-Bretanha.

O próprio técnico Fernando Diniz, à época à frente do Athletico, chegou a demonstrar surpresa com a situação na entrevista pós-jogo.

O próprio Santos manteve a encenação antes da campanha ser divulgada. Em entrevista ao Fantástico no dia do jogo, chegou a declarar que não tinha nada demais usar o aparelho.

Entretanto, tudo não passava de ação planejada. No dia seguinte à partida com o Galo, o Athletico convocou entrevista coletiva para explicar que a cena na verdade era uma campanha do Uber para alertar dos riscos de se usar o celular no trânsito. A ação fez parte do Maio Amarelo, campanha mundial de prevenção de acidentes de trânsito.

Publicidade

"Eu ficaria indignado também com a atitude de levar o celular para o campo. E essa indignação minha é também em relação ao celular no carro", declarou o goleiro ao explicar a campanha.

Além de Cannes, o vídeo também foi premiado no New York Festivals International Adversiting Awards de 2019.

Punição

Mesmo com a explicação de que a ação fazia parte de uma campanha de prevenção de acidentes, o goleiro e o Athletico não escaparam de punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Furacão foi multado em R$ 50 mil e Santos suspenso por um jogo.