• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A recuperação do Atlético-PR na temporada 2018, com 10 vitórias seguidas na Arena da Baixada (oito pelo Brasileiro e duas pela Sul-Americana) nos últimos jogos, trouxe à tona a polêmica envolvendo a grama sintética. Há quem considere que o piso artificial favoreça o desempenho do Furacão em casa.

Não é o que mostram os números da equipe no Brasileirão. O aproveitamento do clube com a grama sintética é pouco superior ao que tinha quando o campo do estádio era natural. Nos dois cenários, a porcentagem fica entre 60% e 70%.

MATEMÁTICA Brasileirão: contas para título, Libertadores e rebaixamento

TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos do Brasileirão

Considerando somente o Nacional, desde que o gramado artificial foi implementado, em fevereiro de 2016, foram realizadas 51 partidas. O Rubro-Negro teve 32 vitórias, nove empates e dez derrotas, somando 105 pontos dos 153 disputados. Aproveitamento de 68,62% na Arena.

Ao analisar os jogos do Furacão no Joaquim Américo no Brasileiro antes da mudança , o desempenho fica na mesma faixa. Foram observados também 51 compromissos, imediatamente anteriores a instalação do gramado sintético. Jogos de maio de 2011 a 2015, excluindo partidas disputadas fora da Arena no periodo.

Dos 51 jogos, o Atlético venceu 25, foram ainda 17 empates e nove derrotas, somando 92 pontos dos 153 em disputa. Aproveitamento de 60,13%.

Nem a ótima campanha de 2016, que contou com 15 vitórias, três empates e uma derrota (84,2%) no gramado sintético pelo Nacional, foi determinante para elevar o desempenho do Furacão. Isso porque em 2017 o aproveitamento no mesmo piso artificial foi de apenas 50,9%.

Na atual edição do Nacional, o desempenho caseiro é de 73,8% (dez vitórias, um empate e três derrotas). Com a goleada sobre o América-MG, na última rodada, por 4 a 0, o Atlético atingiu uma sequência de oito jogos com vitórias consecutivas jogando na Arena da Baixada pelo Brasileiro.

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]