Zagueiro Renan está em período de adaptação no time de cima| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Com dificuldades financeiras, a aposta da diretoria do Paraná em fortalecer as categorias de base ganha força na pré-temporada.

CARREGANDO :)

Além da vasta presença de pratas da casa no elenco principal, coordenadores e treinadores da base paranista têm participado ativamente do dia a dia da equipe comandada por Luciano Gusso neste início de ano. O objetivo é alinhar filosofias e facilitar a adaptação dos jovens ao time de cima.

"É uma tentativa de implantar uma filosofia no clube. Achamos importante esta cooperação entre a base e o profissional. É importante também para ajudar na adaptação dos garotos", explica o superintendente de futebol, Marcelo Nardi.

Publicidade

No jogo-treino contra o Joinville, na última quarta-feira, estiveram presentes o administrador geral do Ninho da Gralha, Marcos Melo, o coordenador técnico da base, Mathias Lamers, além de Jorge Ferreira, treinador do sub-17.

"Neste ano, está tendo uma integração muito boa entre base e profissional. Trocamos informações com a comissão técnica e ajudamos na transição dos garotos, para evitar o risco de ‘queimar’ os jovens. A integração entre categorias é uma grande aposta para o futuro", confirma Lamers.

Apesar do intenso diálogo, Lamers considera difícil a implementação do modelo europeu de padronização de táticas. No Velho Continente, as equipes mais jovens utilizam o mesmo esquema tático do profissional. "No Brasil, isso é muito difícil. Dentro da nossa realidade, buscamos uma padronização de conceitos e não de sistemas", avalia.

Dos 33 atletas do elenco, 18 são formados no clube. A lista começa pelos já experientes Marcos e Lúcio Flávio. Em seguida,os goleiros Murilo, Jociel e Wendell, o lateral-esquerdo Yan, os volantes Leandro Vilela, Marcos Serrato e Jean, e o atacante Carlinhos, remanescentes de anos anteriores.

Completam a lista jovens em período de adaptação: o goleiro Lucão, os laterais Neto e Elivélton, os zagueiros Bianor e Renan, o meia Alex Brilhante e os atacantes Diogo e Yan Phillipe.

Publicidade
Veja também
  • Gerente de futebol do Paraná diz ter sido sondado pelo Cruzeiro
  • Para renderem mais na temporada, Paraná poupará veteranos
  • Entenda como joga o Paraná de Luciano Gusso