• Carregando...

Thomaz Bellucci foi presa fácil para o russo Nikolay Davydenko, nesta quarta-feira (10), e deu adeus ao Masters 1.000 de Paris. No jogo que fechou a temporada do tenista número 1 do Brasil no circuito da ATP, ele foi derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0, em apenas 56 minutos.

Após passar pelo alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 1 na estreia, Bellucci esteve longe de ameaçar o favoritismo de Davydenko, que aplicou um "pneu" (6/0) sobre o brasileiro e agora enfrentará o checo Tomas Berdych nas oitavas de final.

Essa foi a primeira vez que Bellucci encarou Davydenko, atual 11.º colocado do ranking mundial e campeão do ATP Finals no ano passado. Com a derrota para o russo, ele corre o risco de terminar o ano fora do grupo dos 30 mais bem colocados do ranking mundial - o tenista ostenta hoje a 30.ª posição.

Na partida desta quarta, Bellucci só foi páreo para Davydenko no início, quando confirmou por três vezes o seu saque. A partir do oitavo game, porém, quando o rival liderava por 4 a 3, o brasileiro foi derrotado em seu serviço e em seguida viu o russo sacar para fechar a primeira parcial em 6/3.

Nervoso, Bellucci voltou para o segundo set cometendo erros e, após ceder três break points, teve o saque quebrado logo no primeiro game. E, do segundo game em diante, Davydenko tomou conta de vez do jogo e foi beneficiado pelo excesso de erros do brasileiro - foram 20 não-forçados em menos de uma hora de duelo contra 13 do adversário.

A ineficiência do saque do Bellucci também ficou clara. Ele teve apenas 53% de aproveitamento no primeiro serviço e, quando conseguiu usá-lo, ganhou apenas 68% dos pontos que disputou. Tentando ser agressivo no fundo de quadra, o brasileiro obteve 10 winners, contra 12 de Davydenko, mas isso era muito pouco para ameaçar o domínio do adversário.

Após a derrota desta quarta, Bellucci agora partirá para um período de férias antes de realizar a sua pré-temporada. No final das contas, o brasileiro fechou em baixa um ano em que viveu os seus melhores momentos como tenista. Além de conquistar em Santiago, o seu segundo título em um torneio válido pelo circuito da ATP, ele avançou às oitavas de final de Roland Garros, onde caiu diante do espanhol Rafael Nadal, e ainda foi à terceira rodada em Wimbledon. De quebra, alcançou o melhor ranking da sua carreira em julho, quando chegou ao 21.º lugar da ATP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]