Hamilton e Bottas no retorno da Fórmula 1.| Foto: Mark Thompson/Associated Press/Estadão Conteúdo
Ouça este conteúdo

Valtteri Bottas desbancou o companheiro de Mercedes Lewis Hamilton e faturou a primeira pole position da temporada da Fórmula 1.

O finlandês cresceu no momento mais importante da sessão classificatória e cravou 1min02s939 para quebrar o recorde da pista e largar em primeiro no GP da Áustria, que abrirá a temporada neste domingo.

Hamilton fez um tempo 0s012 mais lento que o companheiro de equipe e fechou a atividade na segunda colocação. Bottas chegou a rodar e sair da pista na última volta do treino, mas não foi superado. Com isso, a Mercedes fez dobradinha em todos os treinos para a corrida no circuito de Spielberg.

Bottas conquistou a 12ª pole de sua carreira, sendo a terceira na Áustria - as outras duas foram em 2018 e 2019. "Senti falta desse sentimento depois da classificação, essa tremedeira, depois de levar o carro ao limite", disse o finlandês. "Um bom resultado hoje, mas é amanhã que importa".

CARREGANDO :)

O melhor, fora os pilotos da escuderia alemã, foi o holandês Max Verstappen, que largará em terceiro. Mesmo assim, o piloto da Red Bull ficou longe da dupla da Mercedes, uma vez que marcou 1min03s477, distante 0s538 de Bottas. Ele venceu as últimas duas corridas na Áustria.

A grande surpresa entre os primeiros colocados foi o inglês Lando Norris. O piloto da McLaren, que já tinha tido bom desempenho nas sessões anteriores, anotou o tempo de 1min03s626 e conquistou a sua melhor posição de largada na Fórmula 1 ao ficar na quarta colocação do grid. Depois dele vêm o tailandês Alexander Albon, da Red Bull, em quinto, e o mexicano Sergio Pérez, da Racing Point, no sexto posto.

A sessão classificatória ficou marcada pela performance ruim da Ferrari. O monegasco Charlec Leclerc largará do sétimo lugar, à frente de Sebastian Vettel, a grande decepção. O alemão nem sequer foi capaz de se classificar para o Q3 e ficou apenas em 11º lugar. Foi sua pior posição de largada desde o GP da Alemanha de 2019, quando largou em último após ter problemas no carro.

ompletam a relação dos dez primeiros colocados o espanhol Carlos Sainz, da McLaren, que fechou a atividade em oitavo, o canadense Lance Stroll, da Racing, Point, na nona colocação, e o australiano Daniel Ricciardo, da Renault, em décimo.

A largada do GP da Áustria, a primeira corrida da temporada de 2020 da Fórmula 1, cujo início foi adiado em razão da pandemia do novo coronavírus, com várias modificações no calendário, será às 10h10 deste domingo.