• Carregando...

Vice-líder na classificação geral da edição 2005/2006 da Regata Volta ao Mundo, o Brasil 1 está pronto para a disputa da segunda etapa da competição, que terá largada às 9 horas de Brasília desta segunda-feira. O tiro de partida será dado numa área ao norte de Granger Bay, na Cidade do Cabo, e a flotilha de sete barcos terá o desafio de completar os mais de 11.100 quilômetros até Melbourne, na Austrália.

A tripulação acredita estar bem preparada para os desafios dessa etapa da regata. O espanhol Chuny Bermudez é o responsável pelos itens de segurança do barco, que já foram checados e rechecados.

- No Brasil, se um tripulante cair na água pode esperar até 3 horas pelo resgate. Nos mares do Sul, morre-se depois de 10 minutos - disse o timoneiro, de 35 anos, atual vice-campeão da Volvo com o sueco Assa Abloy.

Com a mudança de rota (a descida para o Sul deve ser limitada a 42 graus de latitude), os barcos não vão pegar situação tão extremas como o inicialmente previsto. Os organizadores resolveram determinar um limite por questões de segurança, já que o monitoramento via satélite dos mares do Sul indica a existência de muitos icebergs, produtos do aquecimento global.

Mesmo assim, os brasileiros esperam muitas dificuldades nesta etapa, principalmente com o frio de menos de 10 graus centígrados e muita água no convés o tempo todo:

- Trabalhar molhado e no frio não é nada bom. Mas a equipe está bem motivada com os resultados obtidos até agora e com o segundo lugar na classificação geral. Estamos conscientes também que não temos experiência neste tipo de competição e vamos tomar os cuidados necessários para velejar da melhor maneira possível - comentou o comandante Torben Grael, do primeiro barco brasileiro a participar da mais tradicional regata de volta ao mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]