• Carregando...

Ricardo Teixeira tenta conter o entusiasmo em cima da candidatura brasileira para a Copa de 2014. O presidente da CBF fez um alerta nesta segunda-feira às cidades brasileiras que querem receber os jogos do Mundial. Segundo o dirigente, não adianta apenas ganhar o direito de sediar o evento, o que deve acontecer no próximo dia 30 de outubro, mas também cumprir todas as promessas feitas aos inspetores da Fifa no projeto.

Acompanhando a comitiva da Fifa que está vistoriando Brasília, Ricardo Teixeira lembrou do caso da Colômbia, que foi escolhida para sediar a Copa de 1986 e depois acabou sendo obrigada pela Fifa a ceder o direito para o México.

- O Brasil é o candidato único para ser sede da Copa de 2014. Entregamos o nosso projeto e a Fifa vai decidir no dia 30 de outubro se o país tem capacidade ou não para sediar o evento. Mas não adianta só ganhar. Se mancar daqui até a Copa perde o direito. Foi o que aconteceu com a Colômbia em 1986. O México foi quem acabou sediando a Copa.

Ricardo Teixeira, que faz parte do comitê executivo da Fifa que vai escolher as cidades sedes da Copa de 2014, não quis confirmar o fato de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte estarem "pré-escolhidas". As cinco cidades estão recebendo visitas da comitiva da Fifa. As outras 13 cidades candidatas tiveram apenas uma hora para fazer uma apresentação em um hotel do Rio de Janeiro.

- Quem é visitado pela comitiva da Fifa leva desvantagem. É muito pior. Você tem que mostrar, e não, escrever. É muito mais difícil você mostrar a sua casa do que tirar foto dela - disse Teixeira.

O presidente da CBF explica que a escolha das sedes será feita entre julho e dezembro de 2008. A Fifa considera como ideal ter entre oito e dez cidades. A CBF gostaria que 12 cidades fossem escolhidas.

Desde sexta-feira, os inspetores da Fifa analisam as candidaturas das cidades brasileiras para a Copa de 2014. Em um hotel do Rio de Janeiro, eles conheceram os projetos de 13 cidades: Fortaleza, Recife/Olinda, Salvador, Maceió, Natal, Florianópolis, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Manaus, Rio Branco e Belém. A partir desta segunda-feira, a comitiva vai visitar mais cinco cidades: Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. No total, cinco integrantes da entidade vieram ao país: Hugo Salcedo (chefe da comitiva), Jaime Byrom (responsável pela área de acomodações e transportes), Jorge Batista (imprensa), Walter Gagg (segurança e estádios) e Jaime Yarza (secretário geral).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]