O campeão olímpico César Cielo confirmou nesta sexta-feira que participou do projeto que desenvolveu o maiô X-Glide, usado pelo francês Alain Bernard na superação do recorde mundial dos 100m livre.

CARREGANDO :)

"Eu, junto com o Alain Bernard, o sérvio Cavic e o sul-africano Roland Schoeman, desenvolvemos o maiô. Ele não é produto de laboratório, mas das piscinas mesmo. Desde janeiro, estamos trabalhando nisso em segredo, mas o Bernard ‘estragou’ tudo com sua marca", disse o nadador, que revelou a execução de testes com o novo uniforme feitos pelo sérvio Mirolad Civic, especialista nos 100m borboleta, que deu trabalho a Michael Phelps nas Olimpíadas de Pequim, e pelo sueco Stefan Nystrand, velocista do estilo livre.

Cielo revelou ainda que disputará o Troféu Maria Lenk com o mesmo maiô usado por Bernard. O torneio será realizado de 5 a 10 de maio, no Rio de Janeiro, e o campeão olímpico irá disputar as provas de 50m e 100m livre, e de 50m borboleta, além de integrar os revezamentos do Pinheiros, de acordo com escalação do técnico Alberto Silva.

Publicidade

Sobre a polêmica do recorde batido por Bernard, Cielo preferiu não comentar, apenas lembrou que "ainda não há nenhum maiô aprovado pela Federação Internacional de Natação (Fina) para a disputa do Mundial de Roma". Mas o brasileiro elogiou a conquista do amigo, Bernard.

"O recorde ficou mais assustador pela barreira psicológica. A marca anterior era de 47s05, que já era um tempo muito difícil para se alcançar. Mas agora a barreira dos 47 segundos foi quebrada."