Milton Mendes, Marquinhos Santos e Nedo Xavier: técnicos em situações diferentes.| Foto: /

1) A recuperação do Coritiba depende da contratação de um novo técnico?

Luiz Augusto Xavier
CARREGANDO :)

Não, o Coritiba tem carência de jogadores. Os atletas disponíveis não têm qualidade suficiente para atender a demanda do treinador. Mas devo concordar que há um desgaste em relação ao Marquinhos e talvez uma mudança agora seria necessária, mas não suficiente.

Leonardo Mendes Jr
Publicidade

Não! Depende principalmente de melhorar as opções do time. Não dá pra cobrar a formação de um supertime com opções limitadas e jogadores que são de medianos a ruins.

Edson Militão

Antes de o Coritiba ter um técnico ele precisa ter um elo entre a diretoria e o vestiário, um diretor de futebol que realmente entenda da coisa e tenha experiência e vivência no futebol. Chega um momento que, por mais que se queira manter o Marquinhos, uma mudança de treinador é necessária. É preciso agora um treinador que consiga aliviar a tensão no time e na torcida, mas isso não basta. Uma referência profissional no gol também é necessária em um clube que sempre teve goleiros de voz firme. Além disso, o Coritiba precisa de um líder na zaga ou meio campo.

Veja também
  • Coritiba confirma contratação de Lúcio Flávio
  • Vice do Coxa não confirma permanência de Marquinhos Santos
  • “Parece que esperamos sair perdendo para jogar”, reclama Leandro Almeida
  • Atlético recupera força em casa
  • Tricolor busca recuperação com sequência na Vila Capanema
  • Enquete: Coritiba acertou ao trocar Marquinhos por Ney Franco?

2) Por que o Paraná começou tão mal a Série B?

Luiz Augusto Xavier
Publicidade

O Paraná montou um time muito em cima da hora. O time começou a se entrosar com bola rolando. Os jogadores não se conhecem. É preciso se estabilizar. A equipe precisa reagir imediatamente para se manter na segunda divisão. Não vejo um acesso possível.

Leonardo Mendes Jr

O Paraná montou um time totalmente novo que leva tempo pra começar a dar certo. Mas, por outro lado, individualmente os jogadores não estão dando resposta. Não dá a esperança de que essas peças se juntem e o time venha a ficar competitivo. Pode melhorar para lutar pelo meio da tabela no máximo.

Edson Militão

O Paraná estilhaçou com a derrubada do presidente. Tinha dificuldade de pagamento, mas tinha boa estrutura no departamento de futebol. Teriam que ter entrado com uma estrutura madura. Depois que reformularam, pegaram pessoas inexperientes e estão lidando de uma forma amadora. Paraná está completamente perdido. Os jogadores talvez não sejam ruins, mas não se faz um clube só com jogadores. Uma diretoria que perde um jogador como Lúcio Flávio, com o que ele representa como símbolo, não pode se esperar nada. Foi prometido ao torcedor que o Paraná ia se classificar para a primeira divisão com três rodadas de antecedêncis mas primeiro tem que pensar em não cair três rodadas antes do final do campeonato

Publicidade

3) Falta alguma coisa para colocar o Atlético entre os favoritos por uma vaga à Libertadores?

Luiz Augusto Xavier

O Atlético está vivendo de um espasmo positivo. As coisas estão dando certo, mas ainda há carências técnicas. O time não consegue sustentar uma partida truncada, difícil. Falta uma contratação de meio de campo articulador ou de mais um atacante finalizador. O problema da zaga que a equipe enfrentava no Paranaense foi resolvido.

Leonardo Mendes Jr

O Atlético não era tão ruim para merecer jogar o Torneio da Morte, mas também não é tão bom para segurar essa posição até o fim do brasileiro. Precisa de mais opções para o Milton Mendes, que vem apresentando um trabalho bem acima das expectativas. Esse Atlético não briga por título. Pode eventualmente brigar por uma última vaga na Libertadores.

Edson Militão
Publicidade

O Atlético pontuou muito bem, mas isso já aconteceu com outros times, que vieram a decair durante o campeonato. Pode vir uma fase descendente. O Atlético não tem elenco pra ir de ponta a ponta até o fim do Brasileirão. Tem que ser pé no chão. O time está bom, pontuando em casa. Mas nada disso significa que pode pensar em libertadores. Tem que ganhar uma partida difícil pra convencer, contra um time mais forte e mais técnico.

4) Atlético brigará na parte de cima da tabela; Coxa e o Paraná vão ficar na parte de baixo?

Luiz Augusto Xavier

Ainda é muito cedo. A tendência inicial seria essa. Mas o futebol é tão dinâmico que não se pode cravar isso com certeza tão cedo.

Leonardo Mendes Jr

Ainda pode mudar. Um campeonato brasileiro de pontos corridos tem mudanças do começo ao final. O Coxa deve brigar pra não cair com o que tem hoje até o fim. Na série A, o perfil atual dos dois indica que o Atlético deva se manter entre os dez primeiros e o Coxa lutar pra se manter na primeira divisão. O Paraná na Série B é time de meio de tabela. Não corre risco de cair, mas não luta pelo acesso.

Publicidade
Edson Militão

Acho mais fácil afirmar que o Atlético pode chegar entre os quatro do que afirmar que Coxa e Paraná não irão cair.