• Carregando...

Gostaria de escrever hoje sobre o jogo de amanhã, entre Brasil e Paraguai. Mas o que pode haver de novo, além do ajuste com Maicon e a afirmação (talvez) de­­finitiva de Neymar, Pato e Ganso? Um Júlio César mais atento contra a bola traiçoeira? Ou, quem sabe, Ramires e Lucas Leiva armando e não apenas atropelando? Quem sabe?

Será um jogo importante, sem dúvidas. A seleção brasileira po­­de passar de fase, e em dois jogos restantes, ganhar a Copa América pela terceira vez consecutiva. E caso isso aconteça, valem subida no ranking da Fifa e um bom astral para as duas mais importantes competições que se aproximam: os Jogos Olímpicos de Lon­­dres no ano que vem e a Copa do Mundo no nosso país.

A Copa América e o jogo de amanhã, porém, viram pano de fundo. Isso porque Ricardo Tei­­xeira volta a roubar o espetáculo. Ganha o noticiário com palavreado incompatível com o cargo que ocupa. Declara em entrevista à Revista Piauí que "está c... um montão para as in­­vestigações contra ele e que fará maldades na Copa do Mundo de 2014, já que no ano seguinte deixará a entidade".

A indignação foi geral. Digo dos veículos que não são chapa-branca. A soberba do cartola extrapolou todos os limites. O deputado federal Chico Alencar (PSOL/RJ) disse que "apesar de a CBF ser uma entidade privada, o futebol faz parte da cultura do povo brasileiro, e ele [Teixeira] tem contas sim a prestar com o Poder Público". E completou: "Essa linguagem se admite de um torcedor e não de um dirigente. É péssimo para o Brasil. Se fosse dentro do jogo, já teria levado cartão vermelho".

Olha, não sei se este senhor foi picado pela mosca azul. Apenas imagino – de aí concordo com o Miro Teixeira (também deputado, e que não é seu parente) – que deva ter muita segurança para dizer essas palavras. Deve estar seguro da impossibilidade de as pessoas fazerem algo contra ele. Tudo é muito estranho.

Ontem, assistindo a um documentário sobre a ciência, anotei alguns números, talvez sem tanta precisão. É mais ou menos assim: supõe-se que este universo apareceu há 15 bilhões de anos. A ciência calcula que existam em nosso universo 200 bilhões de galáxias. Uma delas é a Via Láctea. Aliás, nem é uma galáxia tão grande. Calcula-se que ela tenha 100 bi­­lhões de estrelas.

Nessa galáxia, repleta de estrelas, uma delas é a estrela-anã, o Sol. Em volta dessa estrelinha, gi­­ram alguns planetas, nove ao to­­do. A terceira delas, a partir do Sol, é a Terra. A ciência calcula que em nosso planeta haja mais de 300 bilhões de espécies de vi­­da. Uma delas é a nossa: homo sa­­piens. Essa espécie tem aproximadamente 6,5 bilhões de indivíduos. Um deles chama-se... Ri­­cardo Teixeira.

Por favor, me poupe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]