Li ontem alguns torcedores do Atlético convocando a torcida a boicotar os próximos jogos na Arena em protesto pelo desempenho do time contra o Fluminense, no Maracanã, e cedendo a 14.ª posição ao rival Coxa.
Inacreditável tal convite. Ao contrário, nos próximos dois jogos, o torcedor rubro-negro tem é que lotar a Baixada. Uma vitória apenas, contra Cruzeiro ou Botafogo, já livra o pescoço do Furacão da degola.
Importante lembrar que os 46 pontos projetados para escapar do rebaixamento é preciso, um cálculo na mosca. Com 43 pontos, faltam apenas mais três ao Rubro-Negro do Água Verde. Um só triunfo bastaria, ou, vá lá, três empates, o que seria menos provável, tendo estes dois jogos seguidos na Arena lotada. Não é uma tarefa das mais complicadas essa do Atlético.
Mais complicada é a empreitada do Coxa, que mesmo um ponto acima do rival Atlético, terá duas partidas intrincadas fora de Curitiba, contra Santos e Cruzeiro, se despedindo da temporada 2009 em casa, com o Fluminense.
Flu que é a sensação da parte de baixo da tabela nesta reta final do Brasileirão; e contando com a torcida de quase todo o país para que se safe da ZR, sobretudo pela simpatia que Fred e cia. vêm granjeando em sua luta tardia e desesperada contra o rebaixamento. Mesma torcida, só que na ponta de cima, vem recebendo também o Mengo, para desbancar o São Paulo do topo e impedir o tetracampeonato seguido dos paulistas.
Náutico e Santo André não escapam mais. Se juntarão ao Sport na Segundona 2010. Assim, resta uma vaga em aberto à queda. Paranaenses e cariocas serão os personagens principais do drama. Vitória e Santos também possuem requisitos pra participar do desfecho da ZR. Os dois também não conquistaram ainda os mágicos 46 pontos; uma combinação medonha de resultados pode jogar um ou outro à última vaga do descenso. Difícil, mas não impossível.
Enfim, é bom que o Alviverde arranque pelo menos um empate em um de seus dois jogos fora de casa, e ir ao último jogo com o Fluminense por mais um empate. Ainda que o melhor seria vencer este último compromisso do ano, no Couto lotado, e rebaixar o time das Laranjeiras. E valorizar, com a presença dos flumíneos, a próxima Série B.
Porém, caso o Coxa seja derrotado por Santos e Cruzeiro, uma igualdade no placar com o Flu e já era claro, com os cariocas vencendo suas duas partidas, contra o morto Sport, na Ilha do Retiro, e o molenga Vitória, no Maraca. E Furacão e Fogão obtendo também os resultados mínimos necessários, por supuesto.
Essas três últimas rodadas serão de arrepiar, no qual muitas combinações de resultados podem acontecer, inclusive o Avaí, outro time-sensação, beliscar a última vaga do G4.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Deixe sua opinião