• Carregando...
 | JAVIER SORIANO/AFP
| Foto: JAVIER SORIANO/AFP

Com dois gols na prorrogação, o River Plate bateu o Boca Juniors de virada por 3 a 1, neste domingo (9), no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha, e conquistou o título da Libertadores de 2018. Esse foi o quarto título do River na competição, que venceu também em 1986, 1996 e 2015.

No jogo de ida, na Bombonera, em Buenos Aires, as equipes haviam empatado por 2 a 2. A volta aconteceria no dia 24 de novembro, no Momumental de Nuñez, casa do River, também na capital argentina.

Mauro Cezar Pereira: Rivais se fortalecem: Boca e River mandam na América, mas Palmeiras e Corinthians, Flamengo e Vasco, Atlético e Coritiba se afastam

Um ataque da torcida do River ao ônibus que levava a delegação do Boca para o estádio, entretanto, adiou o clássico e acabou por o transportar para a Europa. Esta foi a última final de Libertadores com decisão em dois jogos.

A partir do ano que vem, a decisão será disputada em jogo único, com estádio pré-definido pela Conmebol. Mesmo assim, por causa das cenas lamentáveis em Buenos Aires, o River perdeu a oportunidade de dar a volta olímpica dentro de casa e acabou tendo de fazê-lo na casa do Real Madrid.

Sob os olhares de estrelas do futebol mundial, como o francês Antoine Griezzman, do Atlético de Madrid, e o argentino Leo Messi, no Barcelona, a partida começou truncada. O excesso de tensão de ambas as equipes dificultava jogadas mais trabalhadas.

As melhores oportunidades surgiam de bolas paradas ou contra-ataques. Num contragolpe fulminante do Boca, aos 44 minutos do primeiro tempo, o volante Nández lançou o atacante Benedetto em velocidade.

O atacante deixou o zagueiro Maidana na saudade, antes de deslocar o goleiro Andrada com categoria e inaugurar o marcador no Bernabéu, inflamando a torcida do Boca nas arquibancadas.

A etapa final manteve o mesmo panorama de combatividade e raras chances de gol. Aos 22 minutos, uma troca rápida de passes pela direita do ataque do River furou o bloco defensivo xeneize: Pratto recebeu com liberdade na área e bateu para as redes, empatando o jogo e levando-o para a prorrogação.

No primeiro minuto do tempo extra, o volante Barrios recebeu o segundo amarelo e foi expulso. O cartão vermelho fez o River passar a pressionar o Boca que, com um a menos, se defendia como podia.

Aos três minutos do segundo tempo da prorrogação, a pressão do River fez efeito, com o golaço de Quintero. Mesmo com um a menos, o Boca não desistiu e o jogo foi eletrizante até o final. No último lance, o goleiro Andrada foi para área buscar o empate.

A zaga do River afastou. A bola ficou com o atacante Pity Martinez que avançou sozinho do meio de campo, sem goleiro, apenas para empurrar para as redes e selar o título do River.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]