• Carregando...

A comitiva da Fifa iniciou nesta segunda-feira a vistoria de Brasília, cidade candidata a receber jogos da Copa de 2014. A primeira parada dos inspetores na capital federal será o Estádio Mané Garrincha. Depois, eles vão ao Instituto do Coração, considerado um dos melhores do país. Após o almoço, haverá uma reunião técnica com representantes do Governo do Distrito Federal, no Palácio do Buriti, para apresentar aos representantes da Fifa as obras e investimentos que serão realizados em Brasília para a Copa.

Às 14h30, a comissão vai se encontrar com o governador José Roberto Arruda. O último compromisso é às 17h: uma visita ao presidente Lula no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Dentre os pontos positivos de Brasília, está o fato de a cidade ter sido planejada. Com isto, a infra-estrutura urbana, ao contrário de outras grandes cidades brasileiras, não é um dos maiores problemas.

Segundo dados do Ministério da Justiça (de 2005), Brasília é a cidade menos violenta entre as 18 candidatas. Pela estatística, tem 9,0 homicídios para cada 100 mil habitantes. A rede hoteleira é satisfatória (28 mil leitos).

O projeto de reforma do Estádio Mané Garrincha parece ter agradado em cheio ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que já o elogiou publicamente. As obras terminariam em 2010 e custariam cerca de R$ 400 milhões. No projeto, a capacidade vai passar de 30 mil para 90 mil lugares. O gramado será aumentado em quatro metros e a pista de atletismo deixaria de existir. Além disso, um shopping com lojas seria construído no complexo do estádio. O estacionamento é um trunfo. Teria capacidade para 40 mil veículos.

A arquibancada do Mané Garrincha ocupa apenas 25% da capacidade do estádio. O projeto prevê a ampliação dos lugares do estádio e da cobertura de concreto, que atualmente só protege uma parte pequena da arquibancada.

Brasília está no clima da Copa 2014. Em toda a cidade há faixas com o símbolo da candidatura brasileira.

Desde sexta-feira, os inspetores da Fifa analizam as candidaturas das cidades brasileiras para a Copa de 2014. Em um hotel do Rio de Janeiro, eles conheceram os projetos de 13 cidades: Fortaleza, Recife/Olinda, Salvador, Maceió, Natal, Florianópolis, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Manaus, Rio Branco e Belém.

A partir desta segunda-feira, a comitiva vai visitar mais quatro cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. No total, cinco integrantes da entidade vieram ao país: Hugo Salcedo (chefe da comitiva), Jaime Byrom (responsável pela área de acomodações e transportes), Jorge Batista (imprensa), Walter Gagg (segurança e estádios) e Jaime Yarza (secretário geral).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]