• Carregando...

Umuarama já fez história

Com a classificação do Umuarama, o futsal paranaense chega à semifinal da Liga Futsal pela segunda vez na história primeira foi em 2001.

Naquele ano, a Foz, teve a companhia de Carlos Barbosa (RS), Flamengo (RJ) e Ulbra (RS) na fase decisiva. O time paranaense perdeu a vaga na final para o Ulbra, perdendo os dois jogos para a equipe gaúcha (5 a 2 em Foz e 3 a 0 em Porto Alegre), terminando a competição na quarta colocação.

Em 2001 a Liga Futsal teve a participação de 14 equipes (só o Foz do Paraná) e o título ficou com o Carlos Barbosa (RS), que em 2009 acabou com as chances da Marechal Rondon de chegar à semifinal.

Confira os gols da classificação do Umuarama à semifinal da Liga Futsal 2009

Todo respeito é pouco. Este é o pensamento do Umuarama depois de garantir vaga na semifinal da Liga Futsal 2009. O adversário do time paranaense será o Jaraguá do Sul-SC, time do craque Falcão, que busca o tetracampeonato. O primeiro jogo da serie mata-mata será no interior do estado, na sexta-feira, 23 de outubro, a partir das 19h. Apesar disso, o Umuarama terá pouco tempo para se preparar para o desafio. No sábado, o time entra em quadra pelo Paranaense. O jogo vale vaga na semifinal. "Não tem como a gente pensar só no Jaraguá. Temos um jogo complicado pelo Estadual. O Guarapuava virá forte não podemos nos descuidar", diz o técnico do Umuarama, Paulo Cardoso, em entrevista à Gazeta do Povo.

A outra semifinal da Liga será entre Florianópolis e Carlos Barbosa, que eliminou o Marechal Rondon na prorrogação. O primeiro jogo será sábado, 24 de outubro, às 10 horas, em Brusque-SC. O SporTV transmitirá ao vivo todos os jogos das fases semifinal e final da Liga Futsal 2009.

Jogo de extremos

Se no estadual o Umuarama é candidato ao título, na Liga Futsal o time treinado por Cardoso é franco atirador. Foi assim que a equipe conseguiu passar fase por fase. Com elenco reduzido a 15 atletas (três goleiros e dois jogadores de categoria juvenil), o técnico sabe que o time contou com uma dose de sorte, além da competência. "Chegamos a fazer 14 jogos em 30 dias. É muita coisa. Não tem como não ter problemas. Chegamos na partida contra o Erechim, nas quartas-de-final da Liga, com apenas seis jogadores de linha, pois quatro jogadores estavam machucados", lembra.

Mesmo assim, o time se superou e arrancou o empate em 3 a 3 contra o time gaúcho na última terça-feira. "A gente não esperava chegar até aqui. Primeiro porque não temos a mesma estrutura em comparação aos gaúchos e catarinenses. Mas, se deixaram a gente chegar, vamos em busca do título sim", avisa o treinador, que ainda não sabe se poderá contar o goleiro Jean e o ala Pica-Pau, lesionados. Os dois não devem enfrentar o Guarapuava pelo Estadual. "Os problemas ficam no passado. Na visão da torcida já tivemos um bom desempenho, mas sabemos que no esporte com poucos recursos só o título vale", explica Fernando Cardoso.

Sobre a qualidade de Falcão & cia, Cardoso é só elogios. "Não é só dinheiro que faz o Jaraguá ser o que é. Existe uma comissão técnica e um grupo inteligente, que sempre quer estar no topo".

Preocupação com o futuro

A boa campanha na Liga Futsal pode provocar um desmanche do time do Umuarama. De acordo com presidente do clube, Evanílson Lopes, o Nil, a falta de apoio financeiro pode travar a manutenção do atual elenco. "Não temos ajuda de grandes empresas, como acontece com outros clubes. Os nossos fiéis parceiros são locais, são pessoas que fazem mais do que podem. Se isso não mudar, não temos como manter o time fortalecido", afirma. O contrato do Umuarama com a Zaely, principal patrocinador, termina em dezembro de 2009. "Estamos conversando sobre renovação. Seria uma garantia para gente", disse Nil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]