O atual campeão nacional, um dos times que mais cresceram nas últimas rodadas, o vencedor da Libertadores e o até então líder do Brasileiro. A complicada seqüência de adversários – Santos, Palmeiras, São Paulo e Fluminense – pode ser uma justificativa para o Coritiba ter somado apenas 2 dos últimos 12 pontos disputados. Mas a desculpa perde a validade a partir do jogo de hoje, contra o Juventude, às 20h30. O Coxa inicia em Caxias do Sul uma série de três jogos contra equipes em baixa.

CARREGANDO :)

Os gaúchos jogam no Estádio Alfredo Jaconi, onde não costumam perder pontos, mas vêm abalados por duas derrotas de goleada fora de casa (5 a 2 para o Vasco e 3 a 0 para o Paysandu). Nas rodadas seguintes o Alviverde joga em Curitiba. Recebe o instável Vasco e vai ao Pinheirão para o clássico com o Paraná, que caiu muito após a troca de técnico.

"É um momento bom para concretizar as nossas pretensões. São partidas mais equilibradas, que podemos decidir na base da vontade", afirmou o capitão Reginaldo Nascimento.

Publicidade

Além da seqüência teoricamente mais leve de jogos, dois fatores explicam o otimismo coxa-branca. O empenho demonstrado contra o Fluminense – o empate em casa foi considerado bom porque o time atuou durante todo o segundo tempo com um a menos – e a presença dos reforços Maia e Anderson.

"São as peças de reposição para o Alexandre e o Miranda, que saíram no meio da competição e estavam fazendo muita falta. Agora a equipe vai se encorpar novamente", disse o técnico Cuca, animado com o excelente rendimento do time no coletivo de terça-feira.

Na opinião dele, a velocidade do atacante e a liderança do zagueiro devem preencher lacunas no elenco. "É com essa base que pretendo trabalhar até o final do campeonato", revelou o treinador, que ainda espera os retornos do volante Márcio Egídio e do meia Marquinhos, ambos machucados.

Porém, para um time que não engrenou em 26 rodadas, é normal a dúvida se desta vez a arrancada realmente ocorre. Cuca pretende responder gradativamente. "Não se trata de otimismo ou pessimismo. É apenas uma realidade que estamos vivendo agora e pode ser posta em prática diante do Juventude, depois contra Vasco, Paraná e assim por diante."

* Juventude x Coritiba, às 20h30, no Premiere 5.

Publicidade

Em Caxias do Sul

Juventude x Coritiba

Juventude:

Fabiano; Éderson, Índio e Chicão; Lucas, Wellington Monteiro, Lauro, Caíco e Róger; Marcelinho e Josiel. Técnico: Sebastião Lazaroni.

Coritiba:

Publicidade

Douglas; Vágner, Anderson e Allan; James, Reginaldo Nascimento, Capixaba, Caio e Rubens Júnior; Maia e Renaldo.Técnico: Cuca.

Estádio: Alfredo Jaconi. Horário: 20h30. Árbitro: Romildo Correia (SP). Auxiliares: Giovani César Canzian (SP) e Fransisco Rubens Feitosa (SP).