• Carregando...

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta quinta-feira que vai contratar o ex-prefeito de Barcelona Pasqual Maragall como mais um consultor internacional da cidade para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

A contratação de Maragall, que estava à frente da cidade espanhola quando Barcelona realizou com sucesso os Jogos Olímpicos de 1992, acontece após o governador do Rio, Sérgio Cabral, ter convidado o ex-premiê britânico Tony Blair para também assessorar a cidade na preparação olímpica.

"Vou contratar a consultoria do Maragall porque quero ser o Maragall no futuro, e quero que o futuro do Rio seja Barcelona", disse Paes a jornalistas após evento na favela Cidade de Deus.

Em seu projeto para receber a Olimpíada, o Rio usou como uma de suas referência a transformação ocorrida em Barcelona por ocasião dos Jogos Olímpicos. Logo após a vitória brasileira na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI), em outubro, Paes foi à cidade catalã para conhecer de perto o legado dos Jogos.

Paes afirmou que Maragall deve vir ao Rio até o mês que vem para participar de um seminário preparativo para os Jogos de 2016. O prefeito não deu detalhes sobre valor e prazo do contrato com o espanhol.

Paes também defendeu a contratação de Tony Blair para assessorar o Rio, apesar das duras críticas feitas pelo escritor Paulo Coelho -- um dos embaixadores da Rio 2016 -- à escolha do britânico por seu envolvimento na invasão do Iraque.

A cidade de Londres vai ser o palco das Olimpíadas de 2012, uma vitória conquistada com participação de Blair durante a eleição do COI em 2005, quando ele ainda era o primeiro-ministro britânico.

No fim do ano passado, o governo do Rio também anunciou que pretendia contratar o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani como consultor de segurança do Estado. O anúncio foi feito durante visita do ex-prefeito à capital fluminense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]