A pausa no Brasileiro – o campeonato volta apenas no dia 17/10 – não deixará os amantes de esporte órfãos no próximo final de semana e no feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na segunda-feira (12).

CARREGANDO :)

Se por um lado a disputa da elite Nacional é suspensa no país para o início da jornada da seleção comandada por Dunga nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018; por outro, opções não faltam para vencer abstinência de bola/torcida.

Confira aqui a programação esportiva sem futebol selecionada pela Gazeta do Povo para o próximo final de semana e também para o feriado.

Publicidade

Eventos locais

Oficinas no parque

Em 2015, a 28.ª edição da Festa do Dia da Criança no Parque Barigüi receberá na segunda-feira (12), entre as 10 e 17 horas, uma série de oficinas desportivas inspiradas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Serão ministradas oficinas de vôlei, basquete, atletismo, golfe, tênis, bocha adaptada e beisebol. A entrada é franca.

Ainda em busca de maior popularidade no Brasil, a oficina de beisebol contará com as presenças de dois atletas profissionais: Jean Tomé, capitão da seleção brasileira da modalidade e jogador do Atibaia, e Leonardo Reginatto (foto), ex-jogador do Paraná Clube e atualmente no norte-americano Tampa Bay Rays, equipe que disputa a Minor League Baseball, espécie de segunda divisão do esporte.

 
Surfe no litoral
Publicidade

Para os amantes do esporte que vão aproveitar o feriadão para curtir o litoral paranaense, a praia Brava de Matinhos é o destino ideal. O mais renomado pico do surfe local recebe, no sábado (10) e no domingo (11), a 6.ª Etapa Paranaense do Circuito Paralelas, que contará com a participação de atletas profissionais e amadores. Em ambos os dias as baterias têm início às 8 horas e terminam às 17 horas. No domingo, após as provas, acontecem as premiações.

 
Brasileiro de Rugby

Duas partidas movimentam a 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro de Rugby neste sábado (10) em Curitiba. O primeiro duelo, entre Touros (PR) e SPAC (SP), está marcado para as 11 horas. Na sequência, às 13 horas, acontece a final da Taça Tupi, espécie de segunda divisão nacional, entre Niterói (RJ) e San Diego (RS). Ambas as partidas acontecem na Associação Viking de Curitiba. A entrada é franca, mas é obrigatória a apresentação de um documento de identidade com foto para poder entrar.

Endereço: Rua Eduardo Sprada, 6447, Cidade Industrial de Curitiba.

Publicidade
 

Eventos mundiais

Surfe

Os dias 10, 11 e 12 de outubro recebem a antepenúltima parada da temporada 2015 do Mundial Masculino e a penúltima do Mundial Feminino de surfe, em Hossegor, no litoral da França. A etapa francesa, nona do circuito mundial, teve início na última terça-feira (6) e se estende até o dia 17 de outubro. O canal ESPN + faz a cobertura do evento.

Até o momento, entretanto, as condições meteorológicas não ajudaram. Cenário que deve mudar durante a semana e se solidificar justamente no sábado (10), domingo (11) e na segunda-feira (12), quando há previsão de ondas. Entre os homens, há representantes brasileiros, entre eles o atual campeão mundial Gabriel Medina e Adriano de Souza, que já venceram etapas deste mundial. No feminino, a representante única do país é Silvana Lima.

 
Publicidade
Mundial de Rugby

O final de semana e o feriado reservam grandes emoções na Copa do Mundo de Rugby de 2015, disputada no Reino Unido. Serão ao todo oito partidas entre sábado (10), domingo (11) e segunda-feira (12). A maratona da bola oval começa ainda na madrugada de sexta para sábado quando, às 2h20 da madrugada, a Nova Zelândia enfrenta Tonga. E termina na madrugada de domingo para segunda quando, às 4h30, a Argentina encara a Namíbia. Todos os oito duelos serão transmitidos pelos canais ESPN.

 
Tênis

Começa no domingo (11) o Xangai Masters, torneio de tênis masculino anual disputado na cidade chinesa e que faz parte do calendário da ATP World Tour Masters 1000, série de nove torneios do circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). O torneio é disputado em quadras rápidas e distribui um total de U$ 4 milhões em premiações. Em 2014, o vencedor foi o suíço Roger Federer. Neste ano, além do suíço, feras com o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal (foto) estão na disputa. SporTV transmite.

Publicidade
 
Vôlei

As principais seleções europeias de voleibol se enfrentam pela fase de classificação do campeonato europeu masculino da modalidade entre sexta-feira (9) e domingo (11). A ESPN transmite quatro partidas. No sábado (10), às 9h50, jogam Finlândia e Sérvia; às 12h50, é a vez de Rússia e Eslováquia; às 15h20 jogam Itália e Croácia; e, por fim, no domingo (11) a emissora transmite Bulgária e Holanda, às 18 horas.

Futebol Americano

O final de semana guarda a quinta rodada do futebol americano, que será transmitida pelos canais ESPN. No domingo (11), são três transmissões: Cincinnati Benglas contra Seattle Seahawks, às 14 horas; Dallas Cowboys contra New England Patritots, às 17h25; e New York Giants contra San Francisco 49ers, às 21h15. Na segunda-feira (12), acontece o duelo entre San Diego Chargers e Pittsburgh Steelers, às 21h15.

Publicidade