• Carregando...
Veja o histórico do desempenho dos clubes paranaenses na Copa do Brasil |
Veja o histórico do desempenho dos clubes paranaenses na Copa do Brasil| Foto:

Atlético e Coritiba podem fazer história nesta semana caso passem por Vasco e Palmeiras, respectivamente, e alcancem às semifinais da Copa do Brasil. Nunca a dupla Atletiba esteve ao mesmo tempo entre os melhores de um campeonato de grande repercussão.

O Brasileiro é o exemplo principal. Em 1985, quando o Coxa conquistou o título, o Furacão não disputou a Primeira Divisão, pois não classificou-se nem via ranking da CBF nem pela colocação no Estadual do ano anterior. Em 2001, na vez do Rubro-Negro alcançar o topo do futebol nacional, o Alviverde participou da competição, mas ficou apenas em 17.º lugar.

Já na Copa do Brasil, o objetivo atual dos rivais, o fato de o Fu­­racão nunca ter chegado às semifinais explica o motivo da dupla não ter brilhado junta neste torneio.

Do lado verde e branco, a ideia é classificar-se pela quarta vez entre os quatro melhores. Ob­­jetivo mais do que adiantado, com a goleada por 6 a 0 aplicada sobre o Palmeiras no primeiro confronto – o jogo de volta acontece amanhã, às 21h50, em São Paulo. Para o vice-presidente alviverde, Vilson Ribeiro de Andrade, se o rival estiver junto, a classificação coxa será ainda melhor.

"Se isso acontecer seria ótimo. Vejo que o Paraná evoluiu e o futebol também. É apenas uma possibilidade, mas com os dois classificados para a semifinal seria um dos grandes momentos da história do esporte paranaense", afirmou o dirigente. O técnico Marcelo Oliveira concorda, apesar de deixar o oponente local em segundo plano. "O Paraná é um grande centro do futebol brasileiro e se tiver duas equipes evoluindo na competição será ótimo. Mas vamos nos concentrar no Coritiba e que ele conquiste o título".

Do lado atleticano, há quem exalte a possibilidade e quem não queira nem tocar no assunto. Na primeira partida, o Rubro-Negro empatou por 2 a 2 com o Vasco, em Curitiba, e a decisão será no Rio de Janeiro, na quinta-feira. "Nacionalmente, o futebol do Paraná nunca foi considerado entre os grandes do Brasil. É uma grande oportunidade. Nosso futebol vem crescendo, independentemente da queda para a Segunda Divisão do Paraná Clube. O Cori­­tiba vem melhorando nos últimos dois anos e o Atlético já tem uma tradição nacional. Tomara que aconteça", declarou Gláucio Geara, presidente do Conselho Deliberativo na Baixada.

O presidente do clube, Marcos Malucelli, por sua vez, prefere a cautela. "É cedo para falarmos sobre essa possibilidade. Estamos disputando às quartas de final e temos um jogo dificílimo na quinta-feira. É no Vasco que estamos pensando e é nele que o Atlé­­tico está focado. Depois, se passarmos de fase, o que eu espero que aconteça, daí sim vamos falar sobre semifinal."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]