• Carregando...
Tcheco durante o treino de ontem à tarde no Couto Pereira | Hedeson Alves / Gazeta do Povo
Tcheco durante o treino de ontem à tarde no Couto Pereira| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Alviverdes

Desfalque-surpresa

Ney Franco teve de lidar com um problema inesperado na preparação para o jogo contra a Portuguesa. O lateral-direito Fabinho Capixaba sentiu dores no músculo adutor da coxa direita e não vai estar em campo amanhã. Em seu lugar, nada de mistérios: Ângelo reassume a posição.

Às claras

O treinador não escondeu a equipe para sábado. Além de confirmar a estreia de Tcheco e a mudança simples na lateral direita, já definiu o restante da equipe. Édson Bastos volta ao gol, depois de tratar-se de um corte na mão. Léo Gago retoma a posição, no lugar de Marcos Paulo, que jogou contra o América-MG – pois Gago estava suspenso.

Surpresa

Por fim, uma pequena surpresa: referen­­dado pelas boas atuações, o meia Enrico, que perderia lugar para Tcheco, foi confirmado na ala esquerda, no lugar do garoto Dênis. O esquema é o 3–5–2.

Vítimas da violência ainda tentam superar os traumas

O Coritiba está em festa, o torcedor também. Mas, para alguns, a volta do Alviverde ao Couto Perei­­ra ainda não será suficiente para apagar as marcas deixadas pela tarde do dia 6 de dezembro de 2009. O apito do árbitro Leandro Vuaden selou o rebaixamento do Coxa para a Segunda Divisão, e deu início também a uma das páginas mais lamentáveis da história centenária do clube.

Leia a matéria completa

Tcheco está confirmado como titular do Coritiba no jogo de amanhã, às 15h50, no Couto Pereira, com a Portuguesa. "O" jogo – como vem sendo tratado, por ser o primeiro do Coxa em casa após a punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva – coloca o meia no centro da alegria que assola os alviverdes.

E para o jogador será ainda mais especial. Sete anos depois, o curitibano volta a envergar a camisa do clube que o projetou no cenário do futebol, em um momento tão especial quando delicado. Cercada de expectativas, a partida contra a Lusa não pode ter outro resultado que não a vitória – ao menos na ótica dos fãs. Pressão à vista.

"Estou bem tranquilo", garante Tcheco, ao falar de que tudo isso não chega até ele. "É uma coisa que eu aprendi bem no futebol, separar a emoção da razão. A emoção que eu tinha de passar aqui passei na chegada, encontrando velhos amigos, vivendo esse momento", diz a nova estrela da companhia.

Contratado do Corinthians (empréstimo até dezembro deste ano), o ídolo alviverde protagonizou o último bom momento nacional do clube. Com Tcheco em grande fase, ao lado de jogadores como Roberto Brum e Marcel, o Coxa conseguiu a segunda classificação para a Libertadores da América de sua história. E já se vão sete anos... muita coisa mudou.

"Eu encontrei uma boa parcela do clube diferente. Funcio­­nários, a maioria ainda trabalha aqui. Mas a estrutura, o museu, o estacionamento, a área do vestiário, aqui onde a gente dá entrevistas... o próprio estádio, que com a punição deram um trato muito bonito. O CT também tem mudanças, mas é bom, a Copa do Mundo vem aí e muita coisa pode servir como modelo. A tendencia é sempre melhorar", atesta o jogador, elogiando a atual estrutura do Alviverde.

A infraestrutura, aliás, foi levado em consideração por ele na hora de trocar o Corinthians e a Série A pelo momento atual do Coritiba. Ao entrar em campo, ele também terá de corresponder ao empenho feito pela diretoria e à confiança da torcida, receptiva, porém sempre crítica. As cobranças são ainda maiores para quem, como ele, é nascido aqui.

"A confiança deles [torcedores] é muito grande, a empolgação também. Os amigos têm aquela cobrança, ‘olha lá, hein? É o nosso timão’ e tem a gozação dos amigos paranistas e atleticanos. Mas a gente sabe que tem como dar conta do recado e fazer com que o Coritiba caminhe bem", confia Tcheco.

Enquanto as horas até o jogo não passam, Tcheco imagina como será subir a escada que separa o vestiário do gramado do Couto Pereira. "Vai passar um filme, um pouquinho de frio na barriga. Mas isso é normal, quando a gente tem é porque ainda tem disposição para jogar."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]