• Carregando...
Edinho Nazareth assume departamento de futebol com carta branca | Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
Edinho Nazareth assume departamento de futebol com carta branca| Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo

Antônio Carlos Gomes pede licença

De acordo com site oficial do Furacão, o professor e cientista Antônio Carlos Gomes – que dirigia o Departamento de Fisiologia do Atlético – pediu licença sem remuneração para prestar consultorias técnicas na área do futebol a universidades brasileiras do exterior. No clube desde 2000, ele não teria sido demitido. A licença foi concedida por um prazo indeterminado.

Em seu lugar, o clube aposta no até então assessor científico Oscar Erichsen, que assumirá a função. "O Departamento de Fisiologia é muito importante no planejamento do futebol. Queremos um entrosamento efetivo com este e com os demais setores", disse Edinho Nazareth, o novo diretor de Futebol.

Para Fleury, não teve como o clube prejudicar os projetos de Gomes. "Há muito tempo ele solicitava essa licença, principalmente pelo renome internacional que ele tem. Achamos que seria razoável liberá-lo agora que começam as atividades escolares em países como os Estados Unidos. Então lhe concedemos uma licença até o final do ano. Depois disso tem eleições e não sei se estarei aqui para recebê-lo de volta".

  • Presidente acredita que time precisava de mudanças e garante liberdade para novo diretor de futebol

Talvez não com a mesma intensidade que em 1995, mas o Atlético Paranaense encara nessa semana uma verdadeira revolução. Naquele ano o clube sofreu uma vexatória goleada para o rival Coritiba e desde então passou por diversas mudanças, que elevaram o time a condição de força nacional. Dessa vez, a 17ª colocação (na zona do rebaixamento) e a derrota para o Botafogo foram estopins para novas mudanças. Além da demissão do técnico Roberto Fernandes (do preparador físico Guilherme Bergamo e do auxiliar Luiz Müller), outros membros da comissão técnica foram substituídos.

Enquanto esperava o anúncio sobre o novo treinador, a torcida foi supreendida com a saída de dois profissionais com fortes raízes Rubro-Negras. A diretoria (a mesma que assumiu o time na década passada e transformou o Furacão em um grande time – Campeão Brasileiro de 2001) confirmou que Alberto Maculan não é mais o diretor de futebol e que o coordenador científico Antônio Carlos Gomes também deixa o clube.

Junto com a notícia de que Maculan está fora – foi ele um dos principais responsáveis por tirar o time da situação complicada que vivia no Brasileirão do ano passado, quando muitos acreditavam no rebaixamento – os presidentes do conselho gestor, João Augusto Fleury, e administrativo, Mário Celso Petraglia, confirmaram Edinho Nazareth na direção de futebol.

Para Fleury, o trabalho de Edinho vai abranger ainda mais atividades do que aquele que exercia Maculan. "As funções do Edinho incluem toda a coordenação da área de futebol, incluindo formação de novos atletas, passando pela área da preparação física, departamento médico e tudo mais. Especificamente em relação ao futebol, ele fará contratações de atletas, treinadores, enfim todo o staff que diz respeito ao futebol. Vai ter as mesmas atribuições que o Alberto tinha, e mais outras para as quais ele não tinha formação".

No clube há pouco mais de um mês, Edinho atuava como Consultor Técnico. Ele terá agora a função de agüentar toda a pressão que normalmente é imposta aos treinadores, respondendo pelo desempenho do time e outras questões relativas ao futebol. "Vamos atuar de forma afirmativa, reorganizando toda a área de futebol. É muito fácil colocar a culpa no treinador pelos resultados obtidos, sem lhe dar suporte técnico. Vamos dar esse suporte. O treinador não tem que se desgastar com nada além do treinamento tático e técnico".

Edinho escolherá o novo treinador

Quem assina embaixo e garante pulso firme a Edinho é o próprio presidente do conselho gestor, João Augusto Fleury. Segundo ele, todas as contratações passarão pela avaliação de Edinho Nazareth, mas nenhuma decisão será tomada precipitadamente. "O Edinho foi recém-empossado e não vai resolver as coisas com apenas dois telefonemas. Precisa de mais tempo. Temos a política de buscar um profissional que não é fácil de se achar. Um profissional que se enquadre na nossa filosofia, que saiba trabalhar com um grupo estruturado científicamente, não é comum", disse à Gazeta do Povo Online.

Sem citar nomes, Fleury acaba por revelar que há uma lista, mas que ela será muito bem avaliada antes de se tomar alguma decisão. "Não é tão fácil assim. Não posso buscar alguém que não tenha no currículo passagens por grandes clubes como o Atlético. Temos de 10 a 20 nomes e quem vai identificar qual a melhor opção é nosso novo diretor de futebol".

Por enquanto, na próxima rodada, Cleocir Santos, o Tico, será o comandante da equipe atleticana nas próximas rodadas. Como interino, Tico estará no banco de reservas na próxima quarta-feira, às 20h30, contra o Náutico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]