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A forte chuva estragou os planos da BMW na segunda corrida, como mostra a dificuldade do alemão Jörg Müller em sair do aguaceiro. | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
A forte chuva estragou os planos da BMW na segunda corrida, como mostra a dificuldade do alemão Jörg Müller em sair do aguaceiro.| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Sem chance de brigar pela vitória, Farfus se diz frustrado

Augusto Farfus Júnior, piloto de um BMW 320si, explicou que a altitude de 900 metros em relação ao nível do mar encontrada em Curitiba influi diretamente no desempenho dos carros do WTCC. Os veículos da Seat correm com o sistema turbo, que ajuda a injetar ar dentro dos motores e, consequentemente, aumentar a potência.

Os demais carros – BMW, Chevrolet e Lada – não contam com tal dispositivo, são apenas preparados para competição. "Apesar de a altitude não ser tão grande, o ar é um pouco mais rarefeito do que ao nível do mar, e isso muda a potência e o desempenho", diz Farfus.

Esta foi a quarta vez que o WTCC veio a Curitiba, e foi com essa desvantagem em mente que a equipe do curitibano se preparou. "Fizemos uma ótima pré-temporada, melhoramos muito nosso carro, mas parece que o pessoal da Seat conseguiu melhorar ainda mais", explica. Segundo ele, a grande vantagem dos competidores acontece principalmente nas retas, e esse é o fator que desanima para a próxima etapa. "No México vai ser ainda pior por causa das características da pista, mas espero que as coisas melhorem a partir de Marrocos."

Farfus classificou os dois sextos lugares como frustrantes. "É triste, pois sempre é bom começar com o pé direito", conta. "O que mais me deixa chateado é o fato de não ter tido chance nem para brigar, seja na classificação de sábado ou na corrida de domingo." (MD)

  • Classificação

Como se esperava durante a semana e com base nos anos anteriores, os motores turbinados dos Seat Leon TDI falaram mais alto durante as duas etapas do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, o WTCC, em Curitiba. Na abertura da temporada 2009, realizada ontem em Pinhais, os carros das marcas BMW, Chevrolet e Lada não demonstraram chance de estar à frente e vencer nenhuma das duas provas disputadas. Os Seat dominaram o pódio nas duas baterias da rodada dupla.

Na prova inicial, o vencedor foi o francês Yvan Muller, com o espanhol Jordi Gené em segundo e o sueco Rickard Rydell na terceira posição. Entre os pilotos das outras marcas estava o curitibano Agusto Farfus Júnior, que dirige um BMW 320si. O piloto da casa terminou a primeira corrida na sexta colocação.

Posição que, depois das punições aplicadas a outros pilotos, lhe deu o direito de largar em quarto na segunda etapa. Além disso, o primeiro Seat começaria a prova atrás dele, o que daria vantagens no começo da corrida. Tudo isso veio abaixo com o peculiar tempo de Curitiba. Depois de dias sem chuva, um temporal que durou cerca de 30 minutos fez com que as previsões caíssem por terra.

Farfus conseguiu manter a colocação nas primeiras voltas, mas os Seat Leon voltaram a atacar. Os BMW são impulsionados pelas rodas do eixo traseiro, o que diminui o poder de retomada depois das curvas. Vantagem para os competidores que pilotam carros das outras três marcas, todos com tração dianteira.

"Com a chuva, todas as cartas foram embaralhadas", disse Farfus, que repetiu a sexta colocação na segunda bateria. "Cada um escolhe uma estratégia diferente, e nós, infelizmente, apostamos na errada." Farfus e sua equipe acreditavam que a pista demoraria mais a secar, e o carro foi ajustado para o molhado. "Com esse acerto meus pneus se desgastaram muito rápido. Foi complicado segurar a posição nas últimas voltas".

Dose dupla

Na segunda bateria, a vitória ficou com o italiano Gabriele Tarquini. Na segunda e terceira colocação, respectivamente, ficaram o sueco Rickard Rydell e o espanhol Jordi Gené.

Mesmo largando em quinto, Tarquini andava muito próximo às BMW. "Foi relativamente fácil chegar à liderança, eles tinham pouca velocidade nas saídas de curva", disse.

Para a próxima etapa, que ocorre no dia 22 de março, no México, outro "passeio" dos Seat é esperado. O brasileiro Augusto Farfus Júnior acredita que apenas na etapa de Marrocos, em 3 de maio, será possível brigar por posições melhores. "O campeonato mal começou, ainda temos 220 pontos em jogo e vamos lutar muito por eles", prevê.

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