
"Obrigado Joinville. O Coritiba agradece a hospitalidade", dizia uma faixa de posse dos jogadores na entrada em campo para a vitória sobre o Náutico (3 a 1) na noite de ontem. A emoção era perceptível. Quase cinco meses depois, com 20 jogos disputados longe do Couto Pereira apenas na Série B, o Coxa pagou a pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e algo a se louvar encerrou a era catarinense em segundo lugar na competição, atrás apenas do líder Figueirense, com 36 pontos, na abertura do returno.
A devolução do placar da primeira rodada, no Recife, coroou um desempenho colocado em dúvida nas últimas rodadas, mas que traz força ao Coxa no retorno ao lar. Em Joinville, foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Mais do que isso: um legado de superação e um aprendizado de como atuar fora de casa. A partir de hoje, o exílio será apenas mais um capítulo na história centenária do Coritiba.
"Queremos agradecer à cidade pelo carinho com o Coritiba", disse o vice-presidente Vilson Ribeiro de Andrade, aniversariante na noite de ontem. "No Couto Pereira não tem para ninguém. Eu tenho certeza de que voltaremos à Primeira Divisão", comemorou, antevendo o jogo do dia 18, contra a Portuguesa. Antes, no próximo sábado, parada em Minas para o jogo com o América local.
No jogo, o Coxa foi melhor durante os 90 minutos, adaptando-se rapidamente à mudança de esquema, do 4-4-2 para o 3-5-2. Jéci, autor do gol de abertura do placar, vibrou com o fim das seguidas viagens. "O desgaste é muito grande, a dificuldade é imensa, mas o grupo cumpriu esse objetivo", atestou o capitão, lembrando que o Coxa projetava 36 pontos no primeiro turno e a presença no G4.
"Eu acho que toda a equipe foi bem. Esperamos manter o nível de atuação contra o América, para chegarmos em alta no jogo contra a Portuguesa", declarou o técnico Ney Franco, dando sinais de que deve manter o esquema de jogo daqui em diante. "Você sempre tem de ver e rever alguns conceitos. O que foi demonstrado aqui hoje [ontem] de raça, determinação, você pode escolher o esquema que for, que, sem isso, não dá certo. Foi um misto das duas coisas."




