O arquiteto Carlos Arcos, responsável pelo projeto de conclusão do estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada), será um dos participantes do 2º Fórum de Arquitetos da Copa. O evento acontece quinta (10) e sexta (11) em Salvador, capital baiana. O encontro faz parte de uma série de eventos promovidos pelo Sinaenco - Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, com co-participação do Portal 2014.

CARREGANDO :)

O evento irá reunir escritórios de arquitetura e profissionais responsáveis pelos 12 estádios pré-indicados a sub-sedes da Copa do Mundo de futebol de 2014, que será realizada no Brasil. Os principais temos que serão discutidos são a sustentabilidade econômica e ambiental das praças esportivas. Além disso, os participantes devem debater sobre as normas estipuladas e buscar soluções tecnológicas de baixo impacto ambiental.

De acordo com o vice-presidente de arquitetura do Sinaenco, Leon Myssior, o objetivo do encontro é constituir um espaço de debates sobre os principais problemas encontrados pelos arquitetos e promover a troca de experiências sobre as melhores soluções para os projetos. No final do encontro será elaborado um documento propositivo para ser encaminhado ao Ministério dos Esportes.

Publicidade

Cidades correm riscos

Embora a CBF negue a possibilidade, quatro cidades estariam correndo risco de perder o direito de serem sub-sedes da Copa. Recife, Natal, Cuiabá e Manaus, segundo o Portal 2014, não teriam convencido aos membros da Fifa, que teriam dito que a abertura do mundial acontecerá em São Paulo, mas que apesar dos esforços dos arquitetos e do comitê paulista da Copa, dificilmente será no Morumbi.

Veja também
  • Secretário-geral da Fifa critica o Morumbi e fala em novo estádio paulista na Copa