Com 13 gols em 10 jogos, o Keirrison do Palmeiras é mais letal que o Ronaldo do Cruzeiro| Foto: Cesar Greco/ FotoArena (foto esq.) - Daniel Augusto/AFP (foto dir.)

Presidente Prudente - Keirrison não virou K9 por acaso. A inspiração do apelido veio do R9 de Ronaldo, marca que o Fenômeno carrega há anos e que batiza seus produtos de marketing e negócios, como uma boate e uma clínica de fisioterapia no Rio. Ronaldo já era uma estrela global quando Keirrison começou a jogar bola, no Mato Grosso do Sul. A relação sempre foi a de fã e ídolo. Não será mais.

CARREGANDO :)

Hoje, os dois atacantes de gerações diferentes se encontram em campo com a camisa 9 dos dois maiores rivais de São Paulo, no Corinthians x Palmeiras das 16 horas, em Presidente Prudente. "Eu sempre admirei o Ronaldo. Ele é uma inspiração não só para mim, mas para muitos outros garotos que cresceram vendo Ronaldo jogar", disse Keirrison.

O palmeirense tem 13 gols em 10 partidas, média superior à de Ronaldo em início de carreira no Cruzeiro. No clube mineiro, o magricela e dentuço atacante balançou a rede 57 vezes em 59 jogos, pouco menos que um gol por jogo. Hoje os números são favoráveis a Keirrison, mas ele sabe que será difícil manter a média até o dia de seu embarque, como Ronaldo, para a Europa.

Publicidade

Os irmãos Marcos e Naor Malaquias, responsáveis pela carreira de Keirrison desde que ele tinha 16 anos, juram que a intenção é mantê-lo no Palmeiras até julho do ano que vem, quando a crise financeira mundial já deverá ter acabado e os clubes europeus terão novamente caixa para bancar grandes transação. Keirrison estará com 21 anos e três temporadas no Brasil.

A intenção dos Malaquias e também da Traffic é valorizar o atacante e vendê-lo a um clube de ponta, coisa que os dirigentes cruzeirenses não fizeram com Ronaldo em 1994, quando ele foi negociado com o PSV Eindhoven, da Holanda, por US$ 6 milhões – um valor recorde para a época, mas para uma equipe sem muito brilho no cenário europeu. O Fenômeno passou duas temporadas comendo a bola na Holanda, mas foi só depois de se transferir para o Barcelona que ganhou fama mundial, conquistou o título de melhor jogador do planeta e virou grife.

Ronaldo foi um dos primeiros atletas a virar fenômeno de marketing, com campanhas publicitárias da Brahma e da Nike, com quem tem contrato até hoje. Keirrison, coincidentemente, também é garoto-propaganda da empresa norte-americana.

"Meu contrato com a Nike é de cinco anos, já gravei um comercial e estou muito feliz", disse o palmeirense, já requisitado para eventos publicitários.

Ronaldo elogiou Keirrison quando questionado se o garoto poderia seguir seus passos: "Ele é um grande jogador, está mostrando habilidade e sabe marcar gols. Certamente em muito pouco tempo estará na Europa". O 9 corintiano, porém, aposta em outros jogadores como seus sucessores: Dentinho e Pato. "O Dentinho tem muita habilidade. E o Pato parece que será um grande goleador", avaliou.

Publicidade

De volta a Presidente Prudente, onde ocorreu a confusão da balada em uma boate que antecipou sua estreia e causou a saída do diretor técnico Antônio Carlos, Ronaldo parece estar se protegendo mais das pessoas. Continua com seguranças o seguindo por todo canto, mas parece menos solícito a dar tchauzinhos aos fãs.

* * * * *

Na TV

Corinthians x Palmeiras, às 16 horas, na Band e no Premiere.