Ao fim da disputa em Wimbledon, a Associação dos Tenistas Profissionais confirmou nesta segunda-feira (9) a classificação antecipada de Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal para o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores da temporada, em novembro.

CARREGANDO :)

Os três primeiros colocados do ranking já somaram pontos suficientes para garantir vaga na competição. Cada um venceu um Grand Slam neste ano. Heptacampeão em Wimbledon, Federer disputará pela 11ª vez o torneio que encerra a temporada - antes era chamado de Masters Cup. O suíço também busca seu sétimo título na competição.

Djokovic, campeão do Aberto da Austrália, tentará o bicampeonato após vencer em 2008. Já Nadal, heptacampeão em Roland Garros, ainda sonha com o primeiro troféu. O torneio será disputado mais uma vez na Arena O2, em Londres. Os outros cinco competidores deverão ser definidos nos próximos meses, de acordo com a pontuação na temporada.

Publicidade

"Estamos ansiosos para dar as boas-vindas a Roger, Novak e Rafa. Os fãs terão nova chance de vê-los em uma batalha pelo último título do ano, quando muita coisa estará em jogo para todos", declarou o brasileiro André Silva, novo diretor do torneio.

A ATP confirmou também nesta segunda que Federer será o número 1 do mundo nos Jogos Olímpicos de Londres. Desta forma, o suíço deverá ser o primeiro cabeça de chave do torneio, que terá início no dia 28 de julho, um dia depois da cerimônia de abertura do grande evento esportivo.

Com o sétimo troféu de Wimbledon nas mãos, Federer já afirmou que agora seu maior objetivo é faturar a inédita medalha de ouro na chave de simples do torneio olímpico - em Pequim/2008, ele foi campeão nas duplas, ao lado do compatriota Stanislas Wawrinka.

"Obviamente, a Olimpíada é o próximo objetivo", declarou o suíço nesta segunda, ainda no embalo do título conquistado no domingo. "Estou indo passo a passo. Agora vou descansar, depois vou me preparar para voltar aqui e jogar bem nos Jogos Olímpicos".

O torneio de tênis de Londres/2012 será disputado na grama de Wimbledon. Já nesta segunda, os organizadores iniciaram as mudanças e a preparação do All England Club para receber a competição da Olimpíada.

Publicidade
Veja também
  • Azarenka toma de Sharapova posto de número 1 do mundo
  • Federer reassume oficialmente a ponta do ranking mundial