Liberado pela FPF, Corinthians Paranaense ainda quer dar as caras no Paranaense deste ano| Foto: Giuliano Gomes / Gazeta do Povo

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) aceitou na tarde desta terça-feira o pedido para a criação do Sport Club Corinthians Paranaense. A medida veio após a análise de toda a documentação enviada pelo J. Malucelli, e agora só falta um aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que a agremiação possa ganhar vida dentro das quatro linhas.

CARREGANDO :)

O anúncio animou o presidente de honra do Jotinha, Joel Malucelli. De acordo com ele, a diretoria passa a se preocupar com a classificação do time para a próxima fase, para, se possível, o "Timãozinho" entrar em campo ainda neste Campeonato Paranaense. "Vamos estudar a possibilidade de usarmos o novo nome ainda neste campeonato", declarou o dirigente, em entrevista à Gazeta do Povo Online.

Como a tabela da segunda fase está sob júdice, Malucelli vê uma "brecha" para que o Corinthians-PR pudesse fazer a sua estreia. Entretanto, o presidente da FPF, Hélio Cury, já considera a questão encerrada e declarou abertamente que não aceitará qualquer mudança dentro deste Estadual. "O campeonato está em andamento, não vejo qualquer alteração como possível", comentou.

Publicidade

Apesar do desejo do criador do novo clube, o próprio advogado do Jotinha, Domingos Moro, prevê que o nome Corinthians-PR só será usado na Copa Paraná deste ano (se o clube participar) ou na próxima temporada. "Utilizar outro nome agora é mais uma questão interna da FPF. Ela pode aceitar ou não. Teoricamente seria possível, mas acho que a federação seria até prudente em não acatar a alteração", explicou Moro.

Até o parecer da CBF chegar ao conhecimento dos dirigentes do Timão do Paraná, a área jurídica do clube vai estudar a possibilidade de pedir na esfera civil, e não desportiva, a mudança. "O J. Malucelli já pode usar a marca, usar algum emblema ou fazer propaganda. Agora, a mudança não é matéria desportiva, por isso só pode ser discutida em âmbito civil", concluiu o advogado.

Veja também
  • Acordo é assinado e Corinthians Paranaense nasce com prazo de validade
  • Dirigentes do Corinthians-PR apresentam documentação, mas temem futuro
  • Corinthians Paranaense será obrigado a usar a bandeira de São Paulo
  • Joel Malucelli desmente mudança de sede do Corinthians-PR para Maringá
  • FPF veta estreia do Corinthians Paranaense no Estadual de 2009
  • Regulamento da FPF pode inviabilizar a criação do Corinthians Paranaense