• Carregando...

Presentes de maneira importante na vida da sociedade brasileira, os clubes de futebol do Brasil parecem estar atentos que as suas responsabilidades vão além de entreter torcedores dentro de seus estádios. A responsabilidade fora das quatro linhas cada vez mais recebe atenção e a preocupação em participar da melhoria da qualidade de vida das pessoas fez a principal entidade de clubes do país, o Clube dos 13, a criar uma comissão só para tratar do tema.

A "Comissão Especial de Responsabilidade Social" foi criada na semana passada e conta com a participação de Corinthians, Flamengo, Atlético Paranaense, Santos, Botafogo, São Paulo e Vitória.

"O C13 tem várias comissões e esta que foi recém-criada prevê a canalização de todas as atividades de responsabilidade social através do futebol, que é algo que todos acompanham. Ao invés dos clubes realizarem as suas ações localizadas, como nós temos o ‘Furacão Social’, iremos propor e fortalecer essas ações junto aos outros clubes", explicou o coordenador de marketing do Atlético, Roberto Karam, à Gazeta do Povo.

A primeira medida desta nova comissão será colher sugestões dos clubes integrantes do C13 e estudar uma forma de implementar as melhores. O poder público e privado também foi convidado a sugerir e Karam revela algumas questões que podem ser discutidas e colocadas em prática pela comissão dentro de pouco tempo.

"Ficamos sabendo de uma sugestão do ministro do Supremo, Gilmar Mendes, em termos ações voltadas aos egressos da população carcerária, de alguma forma criarmos um mecanismo de reintegrar essas pessoas à sociedade por intermédio dos clubes, que ofereceriam uma oportunidade de trabalho. Outra veio pelo Ministério da Educação e seria aproveitar o tempo ocioso das crianças nos centros de treinamento dos clubes. São apenas dois exemplos que serão analisados e que podem ser implementados", revelou Karam.

O dirigente atleticano comentou ainda que todas as ações terão necessariamente de ser sustentáveis, fugindo assim do mero assistencialismo ou da curta duração. Está previsto até um balanço anual dos clubes junto ao Clube dos 13 ao final de cada ano, abordando exclusivamente as atividades de responsabilidade de cada um.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]