• Carregando...
 | Gazeta do Povo
| Foto: Gazeta do Povo

Vale pela reabilitação. Nesta quarta-feira (19), às 19h30, o Atlético recebe o Santos na Arena da Baixada, para apagar a derrota sofrida no fim de semana diante do Sport. Com 46 pontos e sem grandes pretensões no restante da Série A, o Furacão quer somar pontos para terminar a competição na melhor colocação possível. Mas, para isso, uma mudança de atitude é necessária em relação ao tropeço diante dos pernambucanos.

O Santos, por sua vez, vive clima de férias há um bom tempo – nas últimas cinco rodadas, apenas um ponto somado. Apesar do discurso dos jogadores indicar até mesmo antecipação de temporada, a possibilidade de folga antes do fim da Série A é desmentida. Jogadores como Robinho e Gabriel estão envolvidos em boatos de negociações com outras equipes, o que ajuda ainda mais a tirar o foco do confronto.

Atlético

Sem jogadores suspensos, a única dúvida de Claudinei Oliveira é o aproveitamento de Douglas Coutinho – o atacante, que ficaria no banco de reservas contra o Sport, foi vetado por conta de dores no tornozelo. O treinador, no entanto, vai fazer duas ou três alterações na equipe para dar rodagem a atletas que não foram muito aproveitados durante o ano.

O meia Nathan, o lateral-esquerdo Lucas Olaza e o volante Hernani são os mais cotados para entrar nesta quarta. O lateral-direito Mário Sérgio também pode aparecer, assim como o atacante Pedro Paulo.

Santos

O técnico Enderson Moreira testou três alterações no Santos – no ataque, Leandro Damião pode ganhar nova oportunidade, substituindo Gabriel. Na zaga, Neto pode barrar o capitão Bruno Uvini, que ficaria no banco de reservas. Dois retornos garantidos são os de Edu Dracena, que cumpriu suspensão na última rodada, e de Arouca, recuperado de uma amigdalite.

Chave da vitória

Para somar os três pontos, o Atlético precisa retomar o foco perdido na derrota para o Sport – a situação na tabela não pode relaxar os jogadores de forma excessiva. O técnico Claudinei Oliveira afirmou que a equipe jogaria pelo torcedor presente na Arena da Baixada. Mas, diante dos pernambucanos, não foi o que aconteceu.

O caminho da vitória passa por aproveitar o mau momento santista – sem nenhuma pretensão na tabela, o Peixe vem de três derrotas consecutivas e aparenta estar ainda menos focado que o Atlético. Cabe ao Furacão ter mais vontade que o adversário – em uma partida sem grandes riscos para nenhuma das equipes, o caminho passa pelo foco.

Melhor e pior cenáriosO rebaixamento já é uma hipótese descartada na Baixada, assim como a possibilidade de uma vaga na Libertadores. Com isso, resta a busca por uma melhor posição na tabela. Uma vitória sobre o Santos, aliada a uma derrota do Flamengo para o Atlético-MG, coloca o Furacão na oitava colocação. Por outro lado, caso o Atlético perca em casa nesta quarta-feira, e Goiás e Sport derrotem Corinthians e Palmeiras, a equipe cai para o 12º lugar.

Histórico

Em Campeonatos Brasileiros, o Furacão não se dá bem contra o Santos – venceu apenas sete vezes, contra 18 do Peixe e nove empates. Os paulistas marcaram 58 gols, contra 37 do Atlético. Em Curitiba, um alento: sete vitórias, contra quatro do Santos. Nos últimos cinco jogos em casa diante dos alvinegros, quatro triunfos e um empate.

No primeiro turno – Santos 2 x 0 Atlético

O Peixe vinha de três derrotas consecutivas e entrou pressionado na Vila Belmiro. O Atlético, se aproveitando disso, criou boas chances no primeiro tempo, mas acabou sendo punido pela falta de pontaria – aos 44 minutos, Cicinho cruzou para Leandro Damião, que abriu o marcador para o time da casa. No segundo tempo, a história se repetiu, com o Furacão encurralando o Peixe em seu próprio campo. E, assim como na etapa inicial, um contra-ataque santista acabou em gol – desta vez, de Thiago Ribeiro. Ainda houve tempo para, nos acréscimos, Marcelo desperdiçar uma cobrança de pênalti, mandando no travessão.

Campanha

O Atlético chega à 35ª rodada na décima colocação, tendo somado 46 pontos – são 13 vitórias, sete empates e 14 derrotas, com 38 gols marcados e 39 sofridos. Nos últimos cinco jogos, o Furacão venceu três e perdeu duas vezes. O Peixe, por sua vez, ocupa a nona posição, com o mesmo número de pontos, vitórias, empates e derrotas do Atlético – a vantagem está apenas no saldo de gols. Os alvinegros anotaram 38 gols e sofreram 33. Nas últimas cinco rodadas, no entanto, o rendimento santista é muito ruim, com apenas um ponto conquistado.

Curiosidades

Uma partida sem grande impacto na tabela ganhou como prêmio um árbitro com currículo bastante modesto – aos 45 anos, o rondoniense Arnoldo Figarela está em seu último ano no quadro da CBF. Será seu primeiro jogo apitado na Série A – e possivelmente o último – em sua carreira. Em 2011, um incidente colocou Figarela sob os holofotes, da pior maneira possível: acabou suspenso por 30 dias após relatar na súmula a expulsão de um atleta do Boa Esporte por um carrinho – que se provou inexistente no julgamento no STJD.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]