• Carregando...
Torcedores de Vasco e Atlético em briga registrada no último jogo do Brasileiro 2013 | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Torcedores de Vasco e Atlético em briga registrada no último jogo do Brasileiro 2013| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Veja quem foi liberado pela Justiça

Diony Eduardo Carneiro Milleo

Guilherme dos Santos Bundim

Jorge Luis de Oliveira Junior

Márcio José Pondelek

Phillipe Martelletti Sampaio

Rafael Enrique Marçal

Rodrigo Augusto da Silva

Thiago Cardozo Salvadori

Thiago Paese Weber

Willian Batista da Silva

Agnaldo da Silva Reis

Daniel Gomes

Juliano Borguetti

Luiz Felipe Menegatti Pereira

Salatiel Dias Lima

Leonardo Rodrigo Borges

Gabriel Almeida Ziemer

Dezessete torcedores envolvidos no confronto generalizado entre atleticanos e vascaínos, em Joinville, em dezembro do ano passado, foram liberados da prisão por volta das 22 horas desta segunda-feira (19). A decisão que concede liberdade aos brigões foi assinada pela juíza substituta da 1ª Vara Criminal da Comarca de Joinville, Luciana Lampert Malgarim. O ex-vereador Juliano Borghetti está entre os liberados.

Um pedido de revogação havia sido negado no último dia 10, mas acabou reconsiderado pela Justiça. Os advogados de defesa argumentaram que a prisão não era necessária, pois os acusados se apresentaram à polícia voluntariamente. Além disso, ainda não há data prevista para audiências sobre o caso. "Tivemos nosso pedido rejeitado na primeira vez, mas aceito após a apresentação por escrito", explicou o advogado que defende Borghetti, Claudio Dalledone.

A decisão que concede liberdade aos torcedores, no entanto, proíbe a presença deles em jogos de Atlético e Vasco. Duas horas antes das partidas dos clubes, eles terão de se apresentar a uma delegacia de polícia e permanecer no local até duas horas depois dos duelos. Os acusados também estão proibidos de ausentar-se da cidade onde residem por mais de oito dias.

O confronto

Torcedores de Atlético e Vasco protagonizaram cenas de selvageria ainda durante o primeiro tempo do duelo entre as duas equipes, na última rodada do Brasileiro, em 8 de dezembro. Ainda no dia do jogo, três vascaínos foram presos em flagrante.

As imagens de violência repercutiram nacionalmente e internacionalmente. Cinco dias após a partida, o STJD puniu o Atlético com a perda de 12 mandos de campo, sendo seis com portões fechados, além de uma multa de R$ 140 mil. O Vasco perdeu oito mandos, sendo quatro com portões fechados, e uma multa de R$ 80 mil.

Em 19 de dezembro, as polícias de Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro deflagraram a operação "Cartão Vermelho"~. Ao todo, foram expedidos 31 mandados de prisão e 25 foram cumpridos. Quatro torcedores seguem presos e três ainda estão foragidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]