Hélio Cury conta com a assinatura de 42 filiados para chapa na eleição na Federação Paranaense de Futebol.| Foto: Ciciro Back/Tribuna do Paraná

Com a assinatura de 42 filiados, a Chapa Transformação, liderada por Hélio Cury, foi inscrita na tarde de quarta-feira (4)no Conselho Eleitoral da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A eleição para a presidência será dia 21 de março, e Cury deverá ter a oposição de Ricardo Gomyde. A eleição, porém, pode ser definida antes de começar.

CARREGANDO :)

Segundo comunicado divulgado pela Chapa Transformação, logo após a inscrição no Conselho Eleitoral, Cury ligou para cada um dos filiados que subscreveram ao apoio, e também falou com os dirigentes que ainda estão indecisos. Como o colégio eleitoral tem apenas 61 votantes, e são necessários 30 no mínimo para validar uma chapa, teoricamente, com os 42, o atual presidente colocaria fim à disputa mesmo antes de ela começar, pois não sobrariam filiados em número suficiente para inscrever a chapa de Gomyde.

Mas, de acordo com integrantes da chapa de oposição, dos 42 que assinaram com Cury, cinco já teriam mudado de lado e dois não estariam regularmente inscritos (Assaí e Iguaçuense), além dos casos de clubes que teriam sido “desfiliados na marra”, como Batel e Andraus, que ganharam na justiça o direito de continuar filiados. O Batel até participa de arbitrais e está pronto para a Segunda Divisão do Paranaense, mas não está entre os aptos a votar, segundo a FPF.

Publicidade

Por isso, a chapa de Gomyde vai contestar judicialmente a inclusão de Iguaçuense e Assaí, e deve continuar angariando o apoio de clubes e ligas amadoras que estão com Hélio Cury até o dia 11, último dia para inscrever a chapa. Aliás, o pessoal ligado a Gomyde considerou a inscrição antecipada de Cury “um ato de desespero”. Nos últimos dias, as ligas de Colombo e Guarapuava aderiram à candidatura Gomyde. A vantagem de Cury na contagem seria fruto da coleta de assinaturas durante os meses de novembro e dezembro, quando ainda não existia uma chapa de oposição.

Levando em conta essas desistências, ainda assim Cury levaria vantagem. Por essa contagem extra-oficial, ele teria 35 votos. Gomyde teria 23 votos e restariam três indecisos. Se Gomyde não conseguir mais revogações, ou não recolocar Andraus, Arapongas, Olympique, Sítio Cercado, Cascavel, Batel entre os votantes, a vitória será de Cury sem a necessidade de eleição.

O atual presidente, no entanto, só divulgará quem apoiou sua chapa nesta quinta-feira (5). Somente então será possível saber com precisão quem está com sua candidatura de fato. Mesmo assim, segundo Emerson Fukushima, advogado de Hélio Cury, a lista com os 42 já leva em conta cinco revogações de filiados que passaram para o lado de Ricardo Gomyde.

Os dois lados demonstram confiança na vitória e ambos já declararam ter os votos necessários, em mais de um momento, para vencer. Mas com a ambiguidade do estatuto da FPF e do regulamento das eleições, é provável que tudo acabe com um segundo turno forçado na Justiça.