A formação de jogadores é o grande orgulho do Envigado FC: ao centro, James Rodríguez.| Foto: Reprodução/ Envigado FC

O clube que revelou James Rodríguez, destaque da Copa do Mundo de 2014, entrou na lista negra do governo norte-americano. O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos acusa o Envigado FC de ser usado para lavar dinheiro do tráfico de drogas pelo seu dono, o empresário Juan Pablo Upequi. Com isso, todos os negócios do clube e seu dono nos Estados Unidos estão suspensos e tanto empresas como cidadãos norte-americanos estão proibidos de manter relações comerciais com eles.

CARREGANDO :)

De acordo com um comunicado emitido pelo governo dos Estados Unidos, Upequi mantém ligações com La Oficina, uma das maiores cartéis do tráfico de drogas na Colômbia. A organização criminosa tem, de acordo com os americanos, acesso às finanças do clube e usa o balanço da equipe para "esquentar" dinheiro arrecadado com o crime.

Fundado em 1989, o Envigado FC é um dos principais formadores de jogadores do futebol colombiano. Das canteras do clube saíram James Rodríguez, autor do gol mais bonito da última Copa e titular do Real Madrid; Fredy Guarín e Juan Quintero, outros titulares da seleção colombiana.

Publicidade

O Envigado é o segundo clube colombiano incluído na "Lista Clinton", como é chamada a relação de empresas estrangeiras apontadas pelo governo norte-americano como parcerias do tráfico de drogas. O América de Cali constou da mesma relação, mas foi excluído em 2013.

Nos anos 80 e 90, o tráfico de drogas financiou os dois maiores clubes de futebol da Colômbia. Bancado pelo Cartel de Cali, o América chegou a três finais seguidas da Libertadores (1985, 86 e 87). Perdeu todas. Com o apoio de Pablo Escobar e o Cartel de Medellín, o Atlético Nacional venceu a Libertadores em 1989 e foi base da seleção colombiana nos mundiais de 1990 e 94.

Coincidentemente, La Oficina de Envigado é apontada pelo governo norte-americano como forte parceira do Cartel de Medellín no tráfico de cocaína. Em nota oficial, o Envigado FC disse não ter sido notificado da sua inclusão na Lista Clinton, garantiu que suas atividades administrativas e financeiras ocorrem dentro da lei e que está aberto a qualquer investigação para comprovar sua transparência.