Em jogo cheio de alternativas no Pacaembu, o Santos venceu o Audax por 1 a 0, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.
A vitória garante o time comandado por Marcelo Fernandes na primeira posição do Grupo 4, com 29 pontos, 15 à frente do Penapolense, restando somente quatro rodadas.
Com a marcação adiantada desde o início do jogo, o Santos não deu espaços para que o Audax utilizasse sua principal qualidade, o toque de bola. Essa pressão forçou o time de Fernando Diniz a errar muitos passes em seu campo de defesa.
E foi justamente numa bola roubada que saiu o primeiro gol da partida. Ricardo Oliveira foi lançado nas costas da zaga, deu um chapéu no goleiro Felipe Alves e completou de cabeça para abrir o marcador, aos 18 min. Foi o quinto gol do camisa 9 no Estadual.
O Santos ainda teve três chances de aumentar no primeiro tempo. Na primeira Renato invadiu a área do Audax e foi derrubado por André Castro, aos 27 minutos. Geuvânio bateu fraco no canto esquerdo, o goleiro Felipe saltou para defender e mandar a bola para escanteio.
O meia Lucas Lima, em cobrança de falta da entrada da área, acertou o travessão do Audax, aos 38 minutos. No lance seguinte foi a vez de Ricardo Oliveira bater falta com muito perigo e a bola passou a poucos centímetros da trave direita.
Se o primeiro tempo foi todo do Santos, na etapa complementar quem comandou as ações foi o Audax em busca do empate.
Com a equipe alvinegra recuada, o time de Osasco partiu para cima e criou ao menos cinco oportunidades de gol nos primeiros 20 minutos, obrigando o goleiro Vanderlei a fazer ótimas defesas para segurar o placar. Na mais clara delas, Camacho arriscou de fora da área, o goleiro santista fez a defesa parcial, Ytalo finalizou no rebote e o camisa 1 teve que fazer nova intervenção.
A grande chance do Santos no segundo tempo foi com Robinho. O atacante recebeu passe preciso de Lucas Lima nas costas da zaga e bateu colocado no canto. O goleiro Felipe Alves pulou para defender e evitar o gol santista.
Com o resultado de hoje e 16 pontos no Grupo 2, o Audax segue sonhando com a vaga nas quartas de final, mas pode ver a Ponte Preta, que enfrenta o Bragantino amanhã, abrir cinco de vantagem, com apenas mais quatro rodadas a serem disputadas.
Os times voltam a campo no meio da próxima semana. O Audax recebe o Capivariano no quarta-feira (25), às 19h30, no estádio Prof. José Liberatti. Em Campinas, o Santos duela com a Ponte Preta na quinta-feira (26), 21 horas, no Moisés Lucarelli.
SANTOS
Vanderlei; Cicinho, David Braz, Werley e Victor Ferraz; Lucas Otávio, Renato e Lucas Lima; Geuvânio (Gabriel), Robinho (Thiago Ribeiro) e Ricardo Oliveira (Elano)
T.: Marcelo Fernandes.
AUDAX
Felipe Alves; Marquinho, Didi, Léo Bahia e André Castro; Francis, Matheus (Rondinelly), Rafael Longuine (Thiago Silvy) e Camacho; Gilsinho (Bruno Paulo) e Ytalo
T.: Fernando Diniz
Estádio: Pacaembu
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho
Gol: Ricardo Oliveira, aos 18 min do 1º tempo
Cartões amarelos: Cicinho, Lucas Lima (S), André Castro e Camacho (A)
Público: 9.113 pagantes
Renda: R$ 264.065,00