Blatter, Platini e Valcke estão afastados.| Foto: Reuters

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e seu possível sucessor, o presidente da Uefa, Michel Platini, foram suspensos provisoriamente por 90 dias, informou o Comitê de Ética de Fifa nesta quinta-feira.

CARREGANDO :)

“Durante este tempo, os indivíduos estão banidos de todas as atividades no futebol em nível nacional e internacional”, informou o comitê em nota.

Publicidade

Substituto de Blatter deu poder à África na Fifa e é acusado de corrupção

Leia a matéria completa

Também foi suspenso por 90 dias o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que já tinha sido colocado em licença. O comitê também determinou a suspensão por seis anos do ex-vice-presidente da Fifa Chung Mong-Joon e pagamento de multa de 100 mil francos suíços (103 mil dólares).

“As bases para essas decisões são as investigações que estão sendo realizadas pela câmara de investigação do Comitê de Ética”, disse o órgão da Fifa em comunicado.

Procuradores suíços abriram no mês passado uma investigação criminal contra Blatter por conta de um contrato de direitos televisivos que assinou e o pagamento em 2011 de 2 milhões de francos suíços para Platini.

O procurador-geral suíço afirmou que a posição de Platini, ex-meia da seleção francesa, estava entre testemunha e acusado.

Publicidade

Blatter é presidente da Fifa desde 1998 e trabalha para a entidade há 40 anos. Iniciou como diretor técnico antes de se tornar secretário-geral sob comando do ex-presidente João Havelange, em 1981.

Veja também
  • Patrocinadores da Fifa, Coca-Cola e McDonald’s cobram saída de Blatter
  • Justiça suíça autoriza extradição para os EUA do ex-presidente da Federação da Costa Rica
  • Suíça abre ação criminal contra Joseph Blatter