i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
paranaense

Enderson estreia no Atlético com desafio de evitar vexame histórico

Novo treinador e mudanças na equipe podem ajudar a encerrar incômodo jejum de vitórias: são cinco jogos sem vencer no Estadual

  • PorEduardo Luiz Klisiewicz
  • 21/03/2015 22:01
Enderson Moreira substitui Claudinei Oliveira e tenta livrar o Furacão do Torneio da Morte. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Enderson Moreira substitui Claudinei Oliveira e tenta livrar o Furacão do Torneio da Morte.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Um vexame histórico desafia Enderson Moreira no primeiro jogo à frente do Atlético. Na estreia do novo treinador, o Furacão precisa derrotar o Nacional de Rolândia, neste domingo (22), às 18h30, na Arena da Baixada, para seguir com chance de classificação ao mata-mata do Campeonato Paranaense e, consequentemente, evitar o Torneio da Morte. Jogar o quadrangular deixaria o clube sob o risco do rebaixamento estadual. Fiasco reforçado por perda de receita, menor exposição na televisão e o desgaste na relação com o torcedor.

Enderson Moreira teve seis dias para armar uma estratégia capaz de levar a chance de classificação até a última rodada – algo que passou a depender apenas do Atlético por causa da derrota do Cascavel para o Coritiba. O técnico incorporou jogadores do sub-23 ao elenco principal, testou formações titulares e procurou trabalhar um estilo de jogo que – promete ele – domará a impaciência do torcedor.

“Minha ideia de jogo é um time que joga para frente, busca a vitória, o protagonismo do jogo”, disse. “Nossa equipe tem de merecer o resultado. O torcedor tem de sair falando que merecemos a vitória”, acrescentou.

O discurso novo tem um capítulo especial para a torcida, com ênfase em restabelecer a conexão com os atleticanos na Arena. Após a derrota para o Foz e o empate com o J. Malucelli, o antecessor Claudinei Oliveira chegou a comemorar o jogo longe da torcida, contra o Operário – que o Furacão também perdeu.

“A torcida é fantástica, joga junto com o time. A gente sabe que aqui dentro é difícil vencer o Atlético. Temos de fazer com que essa energia possa voltar o mais rapidamente. Mas quem tem de fazer somos nós, os atletas”, afirmou Enderson.

O Atlético é o nono colocado, com oito pontos. Não vence há cinco jogos. Para não disputar o torneio da morte precisa vencer neste domingo e o Londrina na última rodada, além de melhorar o saldo de gols (hoje é negativo em 4 gols). Também que o Cascavel faça apenas um ponto, ou que Maringá ou Paraná zerem.

Se falhar, o Atlético certamente fará três viagens para jogar o Torneio da Morte: Prudentópolis, Rolândia e Cascavel ou Paranaguá. No mata-mata, é provável fazer pelo menos um duelo como visitante em Curitiba.

A luta contra o rebaixamento deve acarretar em esvaziamento da arquibancada e prejuízo financeiro. O Atlético já tem um déficit acumulado de R$ 248 mil em bilheteria no Estadual mesmo com a melhor média de público do torneio: 8.029 pagantes por jogo.

Ir ao estádio será provavelmente a maneira mais barata de ver o time em um eventual torneio da morte. A tevê aberta vai priorizar o mata-mata, enquanto a disputa contra o rebaixamento estará restrita ao pay-per-view. Por contrato, todos os jogos do Furacão são transmitidos pelo Premiere.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.