| Foto: Rodolfo Buhrer/Gazeta do Povo

Ex-jogador e ex-técnico Mário Sérgio, que morreu no acidente de avião que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia, nesta segunda-feira (28), tem uma história importante ligada ao Atlético.

CARREGANDO :)

Em 2001, ele assumiu o comando técnico do Furacão para a disputa do Campeonato Brasileiro, do qual o time paranaense sagraria-se campeão.

Apostando no esquema 3-5-2 para a disputa do Nacional, ele ajudou na contratação do meia Souza e do atacante Ilan, fundamentais para a conquista.

Publicidade

Mário Sérgio teve um ótimo início no Brasileirão. Na estreia, o Furacão venceu o Grêmio por 2 a 0, em casa, com gols de Kléber e Kléberson. Em seguida, vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 1, empate com o São Caetano, vice-campeão do ano anterior, por 0 a 0, e goleada sobre o Flamengo por 4 a 0. Em seguida, vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG e na 6ª rodada o primeiro revés: 2 a 1 para o São Paulo, no Morumbi.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Depois daquele jogo, começaria uma maré negra no clube, fruto de “saídas noturnas”, segundo o técnico. Na 7ª rodada, o Furacão perdeu por 4 a 0 para o Vasco. Em seguida, contra o Santos, empate por 1 a 1. O ambiente azedou quando o técnico criticou publicamente as escapadas de vários jogadores.

Depois do episódio, Mário Sérgio chegou a entregar o cargo, mas foi convencido pelos jogadores a ficar. Duas derrotas depois, no entanto, entregou o cargo. Para seu lugar, a diretoria trouxe Geninho, pouco conhecido no cenário nacional.

O novo técnico não mexeu na estrutura tática do time, mas fez com que os jogadores passassem a jogar com mais foco. Naquele Brasileirão, foram 19 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.

Publicidade

Em 2003, Mário Sérgio retornou ao Atlético. No dia 11 de agosto de 2008, um novo retorno ao comando do Atlético. Mas pouco mais de um mês depois, no dia 4 de setembro, foi demitido.

Trajetória

Antes de se tornar comentarista de televisão – ele trabalhava na Fox Sports –, carreira que iniciou em 2012, Mario Sérgio foi um dos atletas mais talentosos de sua geração, reconhecido pela habilidade e criatividade. É citado no livro “Os 100 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos”, dos jornalistas Paulo Vinicius Coelho e André Kfouri.

Cabeludo e com ar rebelde, Mário atuava com as meias arriadas, vestia a camisa 11 e desempenhava a função de falso ponteiro-esquerdo, meia e até armador. Ao longo de dezoito anos como jogador, colheu elogios na mesma proporção que recebeu críticas dos seus adversários.

Mário Sérgio é considerado um dos melhores jogadores da história do Vitória, onde iniciou sua carreira na década de 1970. Começou a jogar pelo clube em 1971, mas o destaque veio no ano seguinte com a conquista do Campeonato Baiano. Anos mais tarde, foi contratado pelo Fluminense, em 1975, para fazer parte da primeira versão da “Máquina Tricolor”, com Rivelino, Paulo César, Gil, Manfrini e Edinho.

Mesmo com o título carioca de 1975, um desentendimento entre o presidente do Fluminense, Francisco Horta, e o jogador, acabou com sua passagem pelas Laranjeiras. No Internacional, em seguida, Mário fez parte do time que conquistou o Brasileirão de 1979 de forma invicta.

Publicidade

Ele também teve passagem pelo futebol paulista. No São Paulo, tornou-se conhecido por uma de suas jogadas características. Costumava dar um passe em que olhava para um lado e tocava para o outro confundindo a marcação adversária. Por isso, foi chamado de “Vesgo”. Anos mais tarde, Ronaldinho Gaúcho viria a repetir a tática. No Tricolor, ele conquistou o Campeonato Paulista de 1981 e ainda jogou por Palmeiras, Grêmio e Ponte Preta.

Mário Sérgio conquistou a Bola de Prata da Revista Placar em quatro oportunidades: 1973, 1974, 1980 e 1981.