Faltando pouco mais de um ano para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto de 2008, o governo chinês pediu ontem a todos os cidadãos que ofereçam uma "imagem civilizada" do país. "Nosso trabalho agora se deve dedicar principalmente a estabelecer uma imagem de país civilizado e divulgar costumes para que os cidadãos sejam bem-vistos nos aspectos social, ambiental e de respeito ao idioma", afirmou Liu Qi, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês).

CARREGANDO :)

Liu deu esta declaração durante congresso que convocou todos os círculos da sociedade pequinesa. O dirigente, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh, no poder desde 1949), era prefeito de Pequim quando a cidade foi escolhida sede olímpica. Ele pediu a todos os presentes que "deixem para trás alguns maus costumes, como cuspir e atirar lixo na rua".

Segundo Liu, ainda é preciso promover campanhas para que o povo aja mais conscientemente ao dirigir, caminhar, fazer filas e cumprimentar – atitudes positivas que também devem ser feitas dentro dos estádios. "Queremos espectadores empolgados, amistosos e civilizados", disse. Além disso, Liu pediu aos cidadãos uma melhora no nível dos serviços prestados ao público em áreas como comércio, restaurantes, turismo e até entre os taxistas.

Publicidade