Hortência: Centro de Execelência do Basquete deve atender 6 mil crianças na região de Curitiba| Foto: Antônio Costa / Gazeta do Povo

Um time de craques do esporte nacional estará em Curitiba para prestigiar o lançamento oficial do Centro de Excelência do Basquetebol. Convidados pela Rainha do Basquete, Hortência Marcari, os pentacampeões mundiais de futebol Cafu e Juninho Paulista, a medalhista de ouro no salto em Pequim-08 Maurren Maggi, o ex-judoca medalhista olímpico Rogério Sampaio, o ex-jogador de vôlei Bernanrd, o comentarista da TV Globo Caio Ribeiro e o ex-guitarrista da banda RPM Fernando Deluchi já confirmaram presença.

CARREGANDO :)

Hortência, presidente de honra da Federação Paranaense de Basketball (FPRB), selecionou Magic Paula, com quem brilhou na seleção brasileira nas décadas de 1980 e 90, para participar do evento programado para às 14h de sexta-feira (27), no ginásio esportivo da Praça Osvaldo Cruz, no Centro de Curitiba. "Todas essas personalidades mostram que o basquete brasileiro tem prestígio. O que a gente precisa é investir em novos talentos", disse Hortência, por telefone, à Gazeta do Povo Online.

A preocupação da ex-jogadora tem a ver com o mau momento vivido pelo basquete feminino. Segundo ela, a fraca campanha na Olimpíada de Pequim, em 2008, quando o time brasileiro não passou da fase de classificação, é reflexo do momento de crise pelo qual o esporte atravessa no país. Hortência lembra que Janeth, que atuou na WNBA, nos Estados Unidos, herdou sozinha a responsabilidade de manter o basquete feminino no topo, após a conquista do Mundial da Austrália, em 1994. "Por isso, precisamos de novos talentos, trabalhar com a carinho a base, pois isso nós dará condições de no futuro brigar por alguma coisa", explicou.

Publicidade

Genética coloca Paraná na rota do Basquete

O fator genético foi uma das razões apontadas por Hortência para a realização do projeto de criação de centros de excelência do basquete no Paraná. Segundo ela, os jovens paranaenses crescem e se fortalecem mais fisicamente,o que ajuda na prática do esporte. "Os paranaenses têm concentração e disciplina muito intensos. No basquete isso também é importante, não é apenas a capacidade física que conta," lembrou a Rainha do Basquete, que costumava respirar fundo antes dos arremessos livres nos tempos de jogadora.

Para transmitir tudo que sabe, ela está desenvolvendo o Método Hortência Marcari para uniformizar o ensino do basquete. O método, ainda em fase de adaptação, deve atender aproximadamente 6 mil crianças e adolescentes em 34 núcleos. O projeto abrange meninos e meninas de Curitiba e região e conta com o apoio da prefeitura municipal da capital paranaense.